jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
Ribeiro, Sofia

voz

Sofia Ribeiro nasceu em Lisboa/Portugal em 1978.

Começou a cantar aos 11 anos, altura em que entrou no Coral Juvenil de Gaia, um coro de jovens cantores, com o qual viajou e actuou em diversos países da Europa, como uma das solistas do grupo.                 

Iniciou os estudos musicais com 14 anos no Conservatório Regional de Gaia, onde frequentou o Curso Complementar de Técnica Vocal e Repertório, aluna de Mário Mateus.

Em 1996 iniciou um curso paralelamente à música e frequentou o curso superior de Terapia Ocupacional, tendo obtido a licenciatura em 2000.

Com 18 anos ingressou na Escola de Jazz do Porto, onde começou a descobrir o jazz. Estudou com Fátima Serro, Eugénio Barreiros, Claire Sneiders e Pedro Barreiros.

Quatro anos mais tarde ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, E.S.M.A.E., onde frequentou a licenciatura em Canto (clássico) até ao segundo ano, com os professores Fernanda Correia e Rui Taveira. Mais tarde mudou para o curso de Jazz da mesma escola, passando a estudar com Maria João e Fay Claassen.

Desde 2002 tem sido muito activa no meio do jazz português, liderando o seu próprio quarteto e quinteto e integrando diversas formações, entre outras, o Trio Pedro Barreiros ("Tributo a Rodgers & Hart), actuando regularmente por todo o país.

Em 2003 foi admitida na Big Band Nacional da Juventude (BBNJ), com a direcção artística de Adelino Mota, Claus Nymark e Pedro Moreira, tendo participado numa digressão de 9 concertos pelo país.

Em 2003/2004 ganhou uma bolsa de intercâmbio (Sócrates/Erasmus) com a Escola Superior de Música da Catalunya, em Barcelona, onde viveu durante um ano. Estudou com Mireia Lara e obteve a classificação máxima final de "matrícula d'honor" (com distinção) à disciplina de canto jazz. Durante a sua estadia em Barcelona iniciou diferentes projectos com o contrabaixista do Luxemburgo Marc Demuth, com quem realizou várias digressões pela Europa e com quem actua regularmente num projecto em quinteto (Marc Demuth Quartet feat. Sofia Ribeiro) e num projecto em duo (contrabaixo e voz). Cantou com músicos de diversas nacionalidades, entre eles Jaques Pirroton (Bélgica), Guy Cabay (Bélgica), Oliver Strauch (Alemanha) e Jean-Ives Jung (França).

Em 2004/2005 foi professora de canto na Escola de Jazz do Porto.

Em Setembro de 2005 foi estudar para a conceituada Berklee College of Music (Boston, E.U.A.) com uma bolsa de estudos, onde teve como professor de canto jazz Bob Stoloff. Durante a sua estadia em Boston estudou também com Joey Blake, Dominique Eade e Ed. Tomassi, entre outros. Foi a vocalista da conhecida Rainbow Band, dirigida por Phil Wilson, com quem cantou no "All Stars Rainbow Festival" (Berklee Performance Center). Foi seleccionada para cantar no "Jazz Vocal Series" dirigido por Maggie Scott (David Friend Recital Hall). Foi-lhe oferecido pela Berklee o prémio "Oliver Wagmann Memorial Scholarship" - "for an outstanding vocalist demonstrating academic excellence at the college".

Sofia ganhou o segundo prémio da primeira edição da "Brussels International Young Jazz Singers Competition" (Outubro de 2005), organizada pelo club de jazz "The Music Village", com um júri presidido pelo cantor e compositor David Linx. Foi uma das três cantoras escolhidas para cantar na final, realizada no famoso auditório Ancienne Belgique, evento que fez parte do "Brussels Audi Jazz Festival".

Participou em workshops com Dominique Eade, Judie Niemack, Gillyanne Kayes; Norma Winstone e Maria Pia de Vito (Worshop Internacional em Trier) e Rhiannon (Workshop Avançado de Improvisação na Terschelling Island, Holanda).

Cantou em diversos festivais, tais como, Lagos Jazz (Portugal), Brussels Jazz Marathon (Bélgica), FIMU (França), Jazzfest Euricore Trier 2004 (Alemanha), Jazz ‘In Tondela (Portugal), Capital Jazz (Portugal), Jazz and Blues Express Differdange (Luxemburgo), Jazz-Rallye Luxembourg City (Luxemburgo) e Francophonie New York (E.U.A.).

Em Outubro de 2005 gravou o seu primeiro CD intitulado "Dança da Solidão", ao vivo no L'inoui (Luxemburgo), em duo com o contrabaixista Marc Demuth. O CD foi lançado em Janeiro de 2006 em Portugal e no Luxemburgo.

Em Julho de 2006 terminou o Licenciatura em Canto Jazz na E.S.M.A.E. com a classificação de 19 (máximo: 20) à disciplina de canto jazz.

Em Outubro de 2006 iniciou a sua actividade como professora assistente do curso de Canto Jazz da E.S.M.A.E. e como professora do curso livre de canto.

www.sofiaribeiro.com      


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos