jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
Machado, Joana

voz


Nasceu no Funchal em 1978.

Aos 6 anos iniciou a sua aprendizagem musical no Conservatório.
Com 17 mudou-se para Lisboa onde frequentou durante um ano o curso de canto da Academia de Amadores de Música e mais tarde, em 98, integrou a escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. Um ano foi referida como a "Nova voz revelação" no evento Novíssimos do jazz durante o Festival de Jazz de Coimbra. Paralelamente, formou-se em Design Industrial na Universidade Lusíada.

Em 2001 candidatou-se ao programa de Jazz e Música Contemporânea da New School University em Nova Iorque e foi admitida com uma Bolsa de Estudos. Durante a frequência do curso representou inúmeras vezes a escola, inclusive num evento de "student showcasing" no famoso clube BIRDLAND, onde foi a única vocalista, cantando ao lado de artistas de renome como Joe Lovano, Jesse Davis e Jane Ira Bloom. A revista DOWNBEAT de Março de 2003 mencionou-a como "uma vocalista talentosa". Na sua estada em Nova Iorque teve oportunidade de estudar com Buster Williams, Doug Weiss, Joanne Brackeen, Jeannie Lovetri, Luciana Souza, Reggie Workman, Sheila Jordan, Vic Juris, entre muitos outros.

Em Julho de 2002 representou Portugal no encontro anual da IASJ (International Association of Schools of Jazz - cujo mentor é David Liebman), desta vez em Helsínquia.

Desde que iniciou a sua actividade profissional tem assumido os papeis de líder e de "sideperson" com frequência, em projectos de naturezas diversas - do jazz tradicional à World Music - dos quais destaca "Experimentália" (2001/2002) com Afonso Pais e "Idiossincrasias" (2004/2005). Colaborou igualmente com Jazz Orchestras das quais destaca performances com a Lehigh Valley Jazz Repertory Orchestra , dirigida por Bill Warfield; a New School University's Jazz Orchestra, dirigida por Charles Tolliver; e mais recentemente a European Jazz Youth Orchestra com a qual foi em digressão internacional no Verão de 2004, desta vez dirigida por Pedro Moreira.
Entre as suas actuações incluem-se tributos a Sarah Vaughan, Hermeto Pascoal, António Carlos Jobim, e Wayne Shorter.

Em Nova Iorque cantou com Gary Bartz, Jamey Haddad, Jane Ira Bloom e Reggie Workman. Em Portugal trabalha frequentemente com alguns dos melhores músicos do Panorama, como Afonso Pais, André Sousa Machado, Alexandre Frazão, Bernardo Moreira, Bruno Pedroso, Jorge Reis, Jesse Chandler, Marco Franco, Nelson Cascais e Nuno Ferreira.

Foi convidada pelo pianista/compositor Bernardo Sassetti para uma apresentação ao vivo da sua banda sonora original para o filme "Maria do Mar" de Leitão de Barros. Esta apresentação teve lugar na última edição do Festival de Música de Leiria.

Em Novembro de 2005 gravou o seu primeiro registo discográfico para a editora Tone of a Pitch. Mário Barreiros foi o engenheiro da gravação. Buster Williams é o autor do texto introdutório de "crude". Este trabalho tem sido aplaudido pela crítica:

In Le Cool; 26 de Janeiro de 2006; jornalista: Vera Penêda
"É puro jazz, em estado cru, mas de consumo obrigatório para deleite musical. Joana Machado lança "Cru", o seu primeiro disco. Ali, na corda bamba entre o jazz e a world music, uma voz canta histórias com arranjos de guitarra e criatividade (...)"

In Correio da Manhã; 7 de Fevereiro de 2006; jornalista: António Rúbio
“A sua voz cristalina aliada a uma disciplina interpretativa reflectida na forma perfeita como interpretou os complexos arranjos de Afonso Pais para ‘Round About Midnight’, ‘Ana Luiza’ e ‘When Sunny Gets Blue’ revelaram que sabe controlar a voz em diferentes e complexos momentos de dissonância presentes nas canções.
E a forma como fez ‘vocalize’ nos temas ‘Roda Dentada’, de Afonso Pais, e ‘Ginga Carioca’, de Hermeto Pascoal, confirmaram que os estilos não a assustam pois respondeu com perfeita dimensão à complexidade da conjugação de voz com os instrumentos (…)”

In DN; 10 de Fevereiro de 2006; jornalista: João Pedro Oliveira
Class: ****
"Admirável revelação"; "Instrumento de corpo inteiro"; "Um nome que urge inscrever no mais valioso património do jazz nacional ” (…)

In O Público; 18 de Março de 2006; jornalista: Rodrigo Amado
Class: 7/10
“…tem uma voz linda. Clara e simples. E com simples queremos apenas dizer livre de excessos e tiques, porque outra das suas características é a capacidade para correr riscos, para se aventurar, características sem as quais dificilmente se faz uma grande cantora.(…) …revela também grande sensibilidade nas variações de timbre, fazendo lembrar, por vezes, uma cantora como Rickie Lee Jones. (…) Um excelente disco de estréia que nos revela uma cantora à procura da magia nas canções.”



 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos