jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
Fernandes, André

guitarra

André Fernandes nasceu em Lisboa em 1976.

Completou os seus estudos na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, onde hoje em dia lecciona as disciplinas de Guitarra, Análise e Combo. Lecciona também no Conservatório da Madeira, o curso de Jazz.

Em 1996 recebeu uma bolsa da conceituada Berklee College of Music, em Boston, EUA, que frequentou até se mudar para Nova Iorque.

Durante a sua estadia nos EUA, estudou com Hal Crook, John Abercrombie, Jerry Bergonzi, Mick Goodrick, Kenny Werner, entre outros.

Recebeu o ´Stephen Holland Award for Outstanding Musicianship´.

Entre as suas colaborações, destaca-se Mário Laginha, Lee Konitz, Chris Cheek, Cyro Baptista, Perico Sambeat, David Binney, Julian Arguelles, Eli Degibri, Bill McHenry, Pedro Moreira, Alexi Tuomarila Quartet, Quinteto de Bernardo Moreira, Jorge Reis, Carlos Barreto, Sexteto de Tomás Pimentel, Jarmo Savolainen, Furio diCastri , Phil Markowitz e João Paulo Esteves da Silva, entre outros.

Tocou nos principais festivais e salas nacionais como o Auditório do Centro Cultural de Belém, o Teatro São Luiz, a Culturgest, Coimbra, Funchal, Guimarães, Matosinhos, Expo 98, Porto 2001, Serralves, Loulé, Marinha Grande, Valado dos Frades e o Kainuu JazzFest, Finlândia, Espanha, Grécia, entre outros.

Gravou o seu primeiro CD como líder intitulado "O Osso" (Toap001), com Julian Arguelles, Pete Rende, Bernardo Moreira e Jochen Rueckert, eleito pela revista All Jazz como um dos cinco melhores CDs de Jazz nacionais de 2002.

Em 2002 co-fundou os estúdios e editora Tone of a Pitch, para a qual trabalha como gerente e engenheiro de gravação em vários CDs.

Gravou com o Sexteto de Bernardo Moreira o disco "Ao Paredes Confesso" (Emarcy 066890-2).

Fundou o seu novo projecto de Jazz e Electrónica "sPiLL", com o qual actuou no Pequeno Auditório do CCB, no Festival de Rock de Paredes de Coura, e encerrou o Festival de Jazz de Valado dos Frades em 2003.

Nesse ano gravou com Jorge Reis o CD "Pueblos" (Toap004) e o seu segundo álbum como líder, intitulado "Howler", que mereceu a classificação máxima de 5 estrelas no jornal Diário de Notícias.

Em 2004 gravou o primeiro registo com os sPiLL entre Lisboa, Boston e Nova Iorque, e foi convidado para integrar o Quinteto de Mário Laginha, com quem actuou no Teatro S. Luís, em Lisboa.

2005 vê a sua participação nos Cds de Nelson Cascais "Nine Stories", e do seu próprio grupo sPiLL, com "Amplitude", assim como em projectos de outros músicos como Camarão "Remixes" e 1UIK Project "Strategies and Survival".

Grava e actua com a Orquestra de Jazz de Matosinhos com Lee Konitz, dirigida por Ohad Talmor, e é convidado para integrar o Lee Konitz New Nonet na Europa em 2006 e 2007. Ainda com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, tocou com o baterista John Hollenbeck e o vocalista Theo Bleckman.

Integra o Colectivo TOAP, com o qual grava um primeiro álbum, com Pedro Moreira, Jorge Reis, Nelson Cascais e Bruno Pedroso, editado ainda em 2006.

Vê editado, no final de 2006, o cd "Timbuktu", imediatamente louvado pela crítica nacional e internacional.

Constitui, já em 2007, o seu novo André Fernandes 4teto, com Mário Laginha, Nelson Cascais e Alexandre Frazão, cuja estreia ficou reservada para fechar a 5ª Festa do Jazz do Teatro de São Luiz, com uma actuação que foi unanimemente considerada como o ponto alto da festa. O grupo gravou já o seu primeiro álbum, intitulado "Cubo".

 

DISCOGRAFIA

- André Fernandes "O Osso". TOAP001. 2002 - Jorge Reis "Pueblos". TOAP004 . 2003 - André Fernandes "Howler". TOAP005 . 2003 - Bernardo Moreira "Ao Paredes Confesso". Universal . 2003 - 1UIK Project "Strategies and Survival". Enchufada . 2004 - Spill "Amplitude". TOAP Amplitude. 2005 - Marta Hugon "Tender Trap". Som Livre . 2005 - Camarão "The Remixes". Loop Recordings . 2005 - Nelson Cascais "Nine Stories". TOAP007 . 2005 - Mário Franco feat. David Binney "This Life". TOAP014. 2006

- Colectivo TOAP. TOAP. 2006

- André Fernandes "Timbuktu". TOAP. 2006

- Lena D'Água "Tempo". Blue Note. 2007

- Lee Konitz-Ohad Talmor Big Band Featuring Orquestra de Jazz de Matosinhos "Portology". Omnitone. 2007

- André Fernandes 4teto "Cubo". TOAP. 2007


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos