jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
Magalhães, Vicente



Vicente Magalhães é um pianista, saxofonista e compositor nascido em Lisboa, Portugal e actualmente a viver em Leeds, United Kingdom. Como intérprete gosta de explorar vários estilos, do jazz tradicional ao jazz de fusão, do rock ao funk, como uma base forte de straight ahead. Como compositor dá atenção à história da música tradicional portuguesa e combina-a com a sua forma de interpretar o jazz, escrevendo peças que são um tributo e uma celebração da sonoridade da música da sua terra natal.

Vicente começou a estudar piano com sete anos e imediatamente decidiu que queria ser músico. Descobriu o jazz depois de um dos seus professores lhe ter mostrado uma gravação de Hiromi Uehara e ficou perplexo com o facto de ser possível improvisar com tal virtuosidade. A partir desse momento, Vicente familiarizou-se com os grande nomes do jazz, ouviu-os um a um, e começou a improvisar no piano. Depois de terminar os estudos no Colégio Moderno em Lisboa, onde frequentemente acompanhava a orquestra, com 18 anos Vicente foi estudar para a University of York, nessa altura tomou a decisão arriscada de passar menos tempo a tocar música clássica e escolheu fazer a sua licenciatura como pianista de jazz. Em York teve aulas com alguns dos grandes músicos de jazz da cena musical inglesa, incluindo Dan Whieldon, Julian Argüelles, Steve Watts and Nikki Iles. Depois de terminar a licenciatura, fez uma pós graduação, também na University of York, sob orientação de Jonathan Eato, que finalizou com Distinção.

 Alguns do momentos de que Vicente se orgulha como músico incluem a direcção da University of York Big Band, que levou em digressão a Portugal, compor, fazer arranjos e tocar para a UoY Jazz Orchestra, dirigida na altura pelo grande John Warren, gravar alguma da sua música nos Abbey Road Studios e ser um dos primeiros músicos seleccionados para o programa de desenvolvimento de talentos do Manchester Jazz Festival's: Hothouse.

Actualmente Vicente trabalha com o seu trio, tocando os seus originais e arranjos. Também é o pianista no projectos: "NVACRVA" de Raquel Álvaro e "The Glass Cage Experiment" de Juan Nicolás Téllez, e toca ainda saxofone tenor com a banda Grinny Grandad. Interpreta também múltiplos standards de jazz com vários músicos do cena musical de York e Leeds.


 



 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Clubes  

 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos