jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
Norton, Sandro



Sandro Norton nasceu no Porto a 9 de Dezembro de 1978. Desde cedo mostrou as suas aptidões musicais e desenvolveu um interesse especial pela guitarra. Iniciou os seus estudos com o guitarrista Carlos Mendes, que complementou frequentando a Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos.

Em Setembro de 2000 segue para Londres onde frequenta a London College of Music, da Universidade Thames Valley. Em 2003 termina a Licenciatura em “Popular Music Performance” e, em 2004, conclui, com mérito, o Mestrado em “Composição / Music Performance”. 

Durante o seu percurso académico estudou, entre outros, com Mike Outram, Shaun Baxter, Ian Scott (Beach Boys), Phillip Mead (George Crumb), Dave Cliff (Lee Konitz), Eddie Harvey (Ella Fitzgerald).

Como "session musician" actuou em vários locais designadamente o "The Cavern", em Liverpool, “Jazz Café”, em Cambden Town, “100Club”, em Oxford Street e “Borderline”, no Soho.

Foi membro da banda Flipsiders, realizando três tournées por Inglaterra. Participou, com Jojo Watz, no festival de Ashton Court, em Bristol, onde actuou para 50 mil pessoas. Realizou alguns concertos de Jazz na Noruega, Suécia, Espanha e Holanda. Também trabalhou na Orquestra Nacional de Londres (NYJO).

Teve parcerias musicais com Pip Williams (Dido), Mike Outram, Ian Anderson (Jethroo Tull), Vasilis Xenopoulos, e Gwin Mathias (James Brown).

Como músico de estúdio, em Londres, participou em diversos trabalhos para Pip Williams, Bias, Dyce, Jocelyn Brown e Haifa Kahiali.

Em Outubro de 2007 regressa a Portugal.

Já em solo português lidera vários projectos de Jazz, tendo formado o Sandro Norton Trio, Quarteto de Jazz Confusion, Quarteto Sandro Norton, Octeto Sandro Norton, Café de Paris e Flor de Lis, com os quais vem fazendo arte até hoje Nestes projectos reuniu uma panóplia invejável de músicos como Jeffrey Davis, Luis Trigo, Hugo Raro, André Sarbib, João Salcedo, Filipe Raposo, Carlos Barreto, Bruno Cardoso, Filipe Teixeira, Yuri Daniel, Carl Minnemann, Nuno Campos, Miguel Ângelo, Luísa Trigo, Carlos Miguel, António Torres Pinto, João Cunha, Leandro Leonet, Hugo Danin, João Marrucho, Joaquim Alves, André Oliveira, entre outros. Trabalha com cantoras de renome nacional e internacional como Cláudia Fier, Maria José Leal e Daniela Maia. Conta também com a participação especial do baterista, percussionista e cantor catalão Jaume Pradas, quer em concertos, quer na gravação do seu primeiro disco.

Participa, em 2008, no Festival Douro Jazz, com o seu projecto a solo, onde toca guitarra percussiva. Participa também, com o seu Quarteto, no Festival de Jazz de Paços de Ferreira.

Ainda em 2008, Sandro Norton consegue realizar um projecto pessoal que já há muito ambicionava. Convidou sete músicos e uma voz para levar a cabo o seu grande sonho: formar um ensemble que abrangesse todas as sonoridades das suas composições. Um projecto de originais com Sandro Norton nas Guitarras, Luís Trigo no Violino e na Harmónica, Carl Minnemann no Contrabaixo, João Salcedo no Piano e Teclados, Bruno Cardoso no Violoncelo, António Torres Pinto na Bateria, Joaquim Alves e André Oliveira nas percussões e Jaume Pradas nas vozes. É com este projecto que em Maio de 2008 abre, para Randy Brecker, o Festival de Jazz de Matosinhos. Integrado neste espectáculo, quer a solo quer juntamente com os outros instrumentos, Sandro Norton toca guitarra percussiva. Uma técnica ainda não muito conhecida em Portugal e que Sandro Norton desenvolveu em Londres. Esta técnica caracteriza-se pelo uso de efeitos percussivos que Sandro cria tocando com as duas mãos em várias partes do corpo da guitarra. E ainda com a particularidade da mão esquerda fazer os acordes por cima do braço da guitarra, e não por baixo, como é usual. Os concertos já realizados em Portugal têm sido um êxito, não só pelas belas composições de Sandro Norton, como pelo espanto que causa, em quem ouve e vê, esta nova técnica. 

Em Abril de 2009 Sandro Norton tem a oportunidade de tornar imortais as suas composições... Depois de alguns encontros informais com Jorge Fernando, Sandro lança-lhe um grande desafio: o de produzir o seu primeiro trabalho discográfico. Jorge Fernando, conhecido músico, compositor e produtor de Fado, aceita. Neste disco participaram Filipe Cardoso no piano e no acordeão, Luís Trigo no violino e na harmónica, Bruno Cardoso no violoncelo, Luísa Trigo na Flauta Transversal, Filipe Teixeira, Carl Minnemann e Yuri Daniel no contrabaixo e no baixo eléctrico, Carlos Miguel e Leandro Leonet na Bateria, Joaquim Alves e André Oliveira nas percussões, Cláudia Fier e Jaume Pradas nas vozes e Sandro Norton com várias guitarras. Jorge Fernando divide com Sandro Norton a direcção e produção do disco, ficando a masterização a cargo de Mário Barreiros.

Desde 2007 até hoje este jovem músico, compositor e director musical não tem parado. Tem participado em vários concertos e Festivais de Jazz quer em Portugal, quer no estrangeiro.

 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Clubes  
Hot Club de Portugal
 
   
Concertos  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos