jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
NUNES, RITA



 

Currículo

Rita Nunes (n. 1978), natural de Torres Novas, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Tomar ingressando depois na Escola Profissional de Música de Almada onde concluiu o curso complementar de instrumento nas classes de Saxofone e Música de Câmara do professor Alberto Roque. Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde se licenciou nas classes de Saxofone e Música de Câmara do professor José Massarrão. Realizou a Profissionalização em Serviço na ESML, no ano lectivo 2008/2009. Actualmente é Mestranda do Curso de Saxofone na ESML.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1995 e 1998.

Participou no Concours Général de Musique et D'art Dramatique, em Paris, onde obteve o 3º Prémio. Foi finalista no 3º Concorso Internazionale di Musica Marco Fiorindo, em Nichelino, Itália.

Regularmente frequenta Master-classes. Neste âmbito, trabalhou com alguns dos mais conceituados saxofonistas mundiais: Daniel Deffayet (1922-2002), saxofonista francês, com quem teve ainda o privilégio de estudar; Jean-Yves Fourmeau, saxofonista francês; Claude Delangle, saxofonista francês; Pierric Leman, saxofonista francês; Stéphane Laporte, saxofonista francês; Joel Batteau, saxofonista francês, Jean-Marie Londeix; saxofonista francês; Vincent David, saxofonista francês; Mario Marzi, saxofonista italiano; Henk Van Twillert, saxofonista holandês; finalmente, James Houlik, saxofonista norte-americano.

Ao longo da sua carreira tem sido convidada a integrar diversas orquestras nacionais: Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Didáctica da Foco Musical, Orchestrutópica, Orquestra do Algarve e Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, nesta última executou como solista, La Création du Monde (1923) de Darius Milhaud (1892-1974), compositor francês.

Foi membro fundador (1999) do Quarteto de Saxofones Artemsax, com o qual colaborou até 2006. Com este Grupo integrou a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, onde interpretou Sinfonia Apocalíptica de Daniel Schevtz, pianista, compositor e professor argentino que vive e trabalha em Portugal desde 1991, em estreia absoluta. Sinfonia Apocalíptica, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo, 8 de Junho de 2004, Sociedade de Geografia, em Lisboa.

Foi convidada a participar como saxofonista, num Teatro Musical Othello-fragmentos e emoções realizado no Teatro da Trindade.

Paralelamente tem realizado cursos de Teatro Musical onde participou como actriz em dois workshops de Teatro Musical: Beatles - A primeira vez, com duração de três meses, Shakespeare Musical, com duração de cinco meses, sob a orientação de Cláudio Hochman (coordenação do curso/encenação do espectáculo), Bruno Cochat (coreografia)

e Francisco Cardoso (direcção musical). Destes Workshops resultaram dois espectáculos: L.S.D.-Love, Submarines and Diamonds e Cimbelino realizados no Teatro da Trindade.

Participou numa peça de Teatro intitulada Salazar The Musical (2007), com encenação de John Mowat, no Teatro Villarett.

Participou numa peça de Teatro intitulada Cabaret (2008/2009), com encenação de Diogo Infante, no Teatro Maria Matos.

Presentemente, colabora com o Teatro da Rainha numa peça intitulada Estação Inexistente, no espectáculo de Dança/Teatro Nu Meio e Nus Meios da autoria de Filipa Francisco e Bruno Cochat e com a Musicalmente num projecto intitulado Música para Bebés da autoria de Paulo Lameiro. Integra, também, o grupo Canora Turba onde participa como bailarina.

Participou numa acção de formação Direcção de Orquestra/Introdução à Histórica da Orquestra (2009/2010) realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional orientada por Jean-Sébastien Béreau e Maria José Borges.

Actualmente é membro da Reunion Big Jazz Band e do The Shortcuts 6tet, colaborando ainda com as Orquestras Tora Tora Big Band, Lisbon Underground Music Ensemble, Hot Clube Portugal, AngraJazz, Drumming e com os Xutos e Pontapés.

Ensina Saxofone na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, e na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Orienta Master-Classes, estágios e Workshops por todo o país.

Recentemente foi solista da suite "Maria do Mar" de Bernardo Sassetti com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa com a direcção de Vasco Pearce de Azevedo e participação do compositor.


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos