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Margarida Louro
10-12-2010 00:00
 

José Duarte - porque será que há menos mulheres músicos jazz do que homens?


Margarida Louro - Bem, penso que pela mesma razão que leva a que haja menos mulheres a tocar em outros estilos musicais, orquestras sinfónicas, bandas... mas felizmente começam a aparecer cada vez mais, naturalmente.
 

JD - como foi atraída pelo jazz?
 

ML - Na realidade só comecei a ouvir jazz já no final da adolescência, mas rapidamente se tornou a minha música favorita.

JD - só pratica jazz em grande orquestra? porquê?
 

ML - Sim. Infelizmente as oportunidades de estudar ou praticar jazz quando tinha tempo para me dedicar a tempo inteiro eram inexistentes.

JD - onde aprendeu jazz ou música?
 

ML - Comecei a aprender música numa banda filarmónica, aos 9 anos comecei a tocar trompete, mas só aperfeiçoei mais os estudos quando fui para o Conservatório em Lisboa, aos 17 anos.
 

JD - lê bem música (arranjos) jazz?
 

ML - Sim, ler, leio quase tudo...
 

JD - toca solos improvisados?
 

ML - Não.
 

JD - que outras mulheres portuguesas conhece que pratiquem jazz? em que instrumentos?
 

ML - Já vi ocasionalmente outras mulheres a praticar jazz instrumental, em piano, bateria, mas a que mais admiro, e que conheci numa festa do jazz do São Luíz, é a Susana Santos que, naturalmente, toca trompete.

JD - que opinião tem sobre o público jazz português?
 

ML - Dos concertos que já assisti, e nos que fui intérprete, penso que o público que vai ouvir jazz é selectivo e bastante crítico, sente-se quando gosta ou não gosta.

JD - que pensa dos trompetistas Hugo Alves e João Moreira e Laurent Filipe?
 

ML - Conheço algum trabalho discográfico do Hugo Alves, mas ainda não tive oportunidade de o ver ao vivo. Já o João Moreira e o Laurent Filipe conheço ao vivo e inclusivamente cheguei a frequentar alguns workshops com eles pelo que a admiração e empatia que criei com estes grandes músicos é especial.

JD - conhece a discografia dos trompetistas Louis Armstrong e Dave Douglas?
 

ML - Conheço.

JD - quanto custa uma boa trompete em Portugal?
 

ML - Do que tenho falado com alguns trompetistas, de seis mil euros para cima...
 

JD - toca fliscornio? porquê para quê?
 

ML - Já toquei uma vez e gosto muito do timbre, mas neste momento não tenho este instrumento.

JD - qual o estilo de jazz que prefere?
 

ML - Identifico-me mais com o jazz de fusão, que combina o clássico com outros estilos variados.

JD - uma melhor técnica dá um melhor músico?
 

ML - Para mim, sem dúvida. Quanto melhor dominarmos o instrumento, mais podemos tirar partido.
 

JD - estuda trompete todos os dias?
 

ML - Muito gostaria que assim pudesse ser... Infelizmente, a minha ocupação profissional e outras actividades relacionadas nem sempre me permitem tocar todos os dias.
 

JD - toca blues?
 

ML - Às vezes, sim.
 

JD - jazz ensina-se?
 

ML - Eu penso que o mais correcto será dizer que o jazz se aprende...
 

JD - e ter swing ensina-se?
 

ML- Bem, talvez se possa ensinar a senti-lo, com insistência...
 

JD - usa habitualmente surdina ou segue apenas instruções do arranjador/director da big band?
 

ML - Sigo naturalmente as instruções que são pedidas ou sugeridas pelo director da big band.
 

JD - sabe respirar continuamente i.e. sem parar?
 

ML - Não, embora tenha chegado a iniciar esta aprendizagem, em tempos...

JD - Winton Marsalis é um bom trompetista jazz? e Herb Robertson?
 

ML - Claro que sim. Os dois! Embora considere que o primeiro é mais versátil e abrangente.
 

JD - já gravou algo em estúdio ou concerto?
 

ML - Gravei com a big band, a orquestra juvenil de valado dos frades e a banda comércio e indústria de Caldas da Rainha.
 

JD - sua sonoridade em instrumento sopro jazz é pessoal? como a preparou? gosta dela?
 

ML - Penso que a sonoridade é sempre pessoal. Apesar de procurar ter sempre um timbre agradável, ainda tive que experimentar alguns bocais até encontrar um que melhor se identificou com o que queria ouvir.
 

JD - seu tema standard jazz ou popular preferido?
 

ML - Tenho muitos...
 

JD - obrigado Margarida Louro


 
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