jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  escritos  ::  entrevistas  ::  trabalhos alunos UA  ::  e mail e fax  ::  riff  ::  Jazz de A a ZZ

escritos e entrevistas > lista de entrevistas > ver entrevista
Jeffery Davis
27-06-2006 00:00
 

José Duarte(JD) - onde estudou Música ?

Jeffery Davis (JDavis) - Comecei no conservatorio de aveiro, onde estudei com vasco rodrigues mudei para a escola profissional demusica de espinho em 1996, ingressei na escola superior de musica e artes do espectaculo do porto em1999 onde estudei percussao classica ou erudita e finalmente na Berklee College of Music onde estudei vibrafone jazz

JD - onde estudou Improvisação ?

JD - Comecei por estudar sozinho em casa com os discos do meu pai e por fim na Berklee

JD - a Improvisação estuda-se ?

JDavis - Claro que sim, envolve tanto ou ate mais estudo do q musica escrita.

JD - porque escolheu o vibrafone ?

JDavis - Muito simplesmente por ser o instrumento mais logico para mim, quando decidi tocar jazz ja tocava percussao e bateria a alguns anos, mas nao queria tocar bateria e de todos os instrumentos de percussao era o mais logico, e tambem pelo simples facto de adorar o instrumento.
 
JD - Mestres que o influenciaram ?

JDavis - Gary Burton (claro), Ed Saindon, Dave Samuels, Steve Nelson isto no que diz respeito a vibrafonistas, outros musicos, acima de tudo pianistas, Wynton Kelly, Red Garland, Bill Evans, Chick Corea, Keith Jarret e Brad Mehldau, entre outros. E sempre tiva tambem uma grande influencia da musica classica mais moderna e musica barroca.
 
JD - que idade tem ?

JDavis - Tenho 25.

JD - desde quando toca com tanta assiduidade ?

JGavis - Desde os meus 14 anos

JD - com que formação prefere tocar ? com quais músicos ? porquê ?

JDavis - Nao tenho uma formacao preferida, gosto de tocar nos mais variados settings, onde o vibrafone possa ter um empenho de instrumento harmonico mas tambem gosto quando tem uma funcao mais melodica. Gosto imenso tambem de tocar a solo. No que diz respeito aos musicos gosto de tocar com musicos que como tem vontade de tocar e fazer boa musica.

JD - tem tocado mais em concerto ou em clube ? porque será ?

JDavis - Mais em clubes se bem que a diferenca nao e assim tanta, acho q a razao disso e simplesmente porque ha mais clubes disponiveis a promover eventos com jazz do propriamente concertos, embora tenha tido muita sorte pois cheguei a Portugal ha pouco tempo e tenho tocado na maior parte dos festivais em Portugal.
 
JD - conhece Stefon Harris ?  sua apreciação 

JDavis- Nao muito bem

JD - Gary Burton é o mais dotado vibrafonista que conhece ?

JDavis - Nao diria o mais dotado mas sem duvida um dos grandes pioneiro tecnicos do instrumento, nunca ninguem fez tanto pelo instrumento como ele.
 
JD - que vibrafonistas portugueses de jazz e de outras Músicas conhece ? porque serão tão poucos ?

JDavis - Nao conheco muitos e de jazz acho q nao ha mais nenhuns POR ENQUANTO, digo por enquanto porque abriu o curso superior de vibrafone jazz na ESMAE onde sou eu o prof. onde ja apareceu gente com grande potencial portanto espero q o futuro traga grandes vibrafonistas portugueses.
 
JD - sabe solos de outros vibrafonistas e de si de cor ?

JDavis - Na verdade de cor nao sei nenhum embora ja tenha estudado varios solos principalmente do Gary Burton e do Milt Jackson dois dos grandes vibrafonistas da historia

JD - qual o equipamento que usa ? tem 2 vibrafones ou mais ?


JDavis - Uso material Yamaha tanto Vibrafone como Marimba visto q sou patrocinado por esta marca, tenho dois vibrafones um deles musser o modelo do Gary Burton.


JD - onde aprendeu swing ? 

JDavis - Ainda nao o aprendi, acho q o swing nao se aprende acho q e uma coisa q se vai assimilando ao longo do tempo a ouvir muita muita musica.

JD - toca outros instrumentos de percussão como bateria ou piano ?

JDavis - Toco percussao classica, e um pouco de piano e bateria.
 

JD - considera-se um músico de jazz ?

JDavis - Sim e nao so.
 
JD - já tocou em alguma formação que tocasse Música Escrita ? para um improvisador será frustante ?

JDavis - Ja como referi anteriormente tenho uma formacao classica, ja toquei em orquestra tanto como reforco como solista, e em varios grupos de camara, e ainda hoje 30 por cento dos meus concertos a solo sao de musica escrita ou contemporanea. Acho que nos tempos de hoje um musico de jazz nao pode ter esse handicap de nao conseguir ler bem, tem de ter essa capacidade tal como um musico classico.


JD - prefere solar sobre blues ou sobre standards ?

JDavis - Sobre standards sem duvida acho q o blues um estilo muito especifico, e a sua interpretacao muito diferente da interpretacao de um standard, e pessoalmente prefiro  standards.
 
JD - compõe ?

JDavis - Sim, o reportorio das minhas bandas sao na totalidade compostas por pecas minhas e componho tambem para formacoes q nao jazz.
 
JD - o público português entende jazz ?

JDavis - Ainda estou a descobrir, mas pelo que tennho visto acho que sim.
 
JD - ouve cds ? tem tido surpresas ? quais ?

JDavis - Muitos, nem por isso, ha muito tempo que nao ouco
nada de novo que me surpreenda.

junho 07


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos