jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  escritos  ::  entrevistas  ::  trabalhos alunos UA  ::  e mail e fax  ::  riff  ::  Jazz de A a ZZ

escritos e entrevistas > lista de entrevistas > ver entrevista
Perico Sambeat
07-10-2006 00:00
 

lembro-me do seu grande e merecido sucesso num Festival no Seixal, Portugal, como elemento do grupo de Dave Holland, os próprios músicos negros norte-americanos a seu lado bateram palmas! considera-se um músico com merecido sucesso e conhecido no mundo do jazz?

Foi umo do mais grandes momentos de a mia vida, de grande emoçao. Fizemos uma grande tour desde Washington por tuda Europa e Asia até o Festival de Nampur, no extremo do Indostán. Foi uma pena que tivera alguns serios problemas con alguns miembros da banda.

como lhe surgiu o jazz na vida?

De menino foi en um viagem com os meus pais a Estados Unidos e uma noite foimos a um clube en Nueva Orleans onde estaba a tocar uma banda chamada "New Orleans Jive Stompers". Foi um momento de revelaçao i de intensa emoçao, ouvindo o intenso ritmo da música, decidí consagrar a mia vida a esta forma de arte.

acha que há jazz negro e jazz branco? que é fácil distinguir um improvisador negro de um branco?

Acho que na profunda exaltaçao dos sentimientos de tuda pessoa subyace la raíz ancestral das visiôes que cada ente tem de sí mesmo e do mundo que le rodea, por tanto uma visâo mais ecléctica da vida e de arte é necessaria para afrontar a grande responsabilidade que conlleva o fenómemo expressivo, para o cual o color da pele tem connotaçoes proprias.

que instrumentos toca? se toca mais que um porque e para que o faz?

Toco saxofones barítono, alto e sopranino, e tambén um bocado de fagote e acordeâo (por divertir, na mia casa...), toco mais de um instromento para poder comparar os distintos quadros de sonoridades, e arrangar mais trabalhos como músico .

que tal é o panorama jazz em Espanha? há jazz com características regionais - galego, catalão, valenciano, andaluz, madrileno?

Sí, ha um jazz muito particular en cada uma das regiôes de España, a mais interesante agora mesmo (acho eu), aparte do fenómeno de uniâo do jazz i flamenco, es uma mistura feliç entre o jazz i as "Joticas baturras", um tipo de música folklórica muito rico em polirítmias e de grande complexidade armónica que estâo a llevar adiante algumos músicos muito novos que viven en Valladolid e alrededores.

o pensamento antecede de muito perto o improviso ou seja pensa o que vai tocar a seguir?

No momento precisso da creaçao artística na improvisaçao, ha um "momentum" en que a parte intelectual de funde con o instinto creador da misma espontaneidade. As veces es muito complicado definir as fronteiras da misma entelequia. Cada músico deve afrontar con inherencia comparativa os mismos impulsos creativos e analizarlos "ipso facto" .

está satisfeito com a sua sonoridade? como a conseguiu e como a consegue manter?

A mia sonoridade nasce de una búsqueda introspectiva, de um viagem interior a procura da raíz do meu ser para poder expressar com meu instrumento tudo aquelo que presupone a mia presencia neste mundo. Para mantenerla intacta, faço muita gimnástica i intento alimentarme segun a filosofia "kosher".

que opinião tem das multiplas colaborações com jazzmen portugueses?

É sempre uma gran alegria colaborar com os meus irmâos Portugueses, grandes pessoas e grandes músicos, ainda que no pasado reciente tive uma experiencia negativa con um grupo que pretendia que me desprendiera da mia identidade para interpretar a sua música.

o jazz parou de 'mexer-se' desde 1967, ano da morte de John Coltrane?

Desgraçadamente a sua morte marcó o fim da evoluçao cabal de essa música, e os músicos actuales nos esforzamos inútilmente en apanhar e desenvolupar sonoridades e texturas mais o menos eclécticas que distingan os degraus armónicos-melódicos das varias influenzas dos nossos predecessores a nivel formal.

com quem gostaria de gravar? com qual secção rítmica? com que sopros? somos ricos valem todos os músicos até os mais caros faz de conta...

Os meus gostos sâo muito amplios, gostaria ter uma banda multikultural con Acker Bilk, Gyula Gömbös (grande guitarrista Húngaro), Roy Haynes, Ivo Papassof, Miles Davis, Sidney Bechet, Jose Luis Gutierrez, Mustafa Sax, Dimitri Skidanov, Nils Landgren, Saskia Laroo, Jukkä Atckinsson i Manolo Badrena.

que semelhanças há entre a expressão no flamenco e a expressão jazz? cool jazz não creio, swing também não, bop? free? nenhuma?

Tudas sâo mùsicas de grande espontaneidade, músicas que nacen no coraçao e que utilizan a interacçao como base fundamental da sua estructura formal.

gostava de ser o arranjador da sua big band?

Gostaria inmenso, mais arrengar es uma coisa muito serio e difícil, estou a tomar aulas de arranjo i orquestaçao moderna no Reial Conservatorio Superior de Música de Borbotó (Valencia).

enumere alguns dos temas do seu repertório - standards? originais?

Perfiero os standards sem dubida, porque sâo grandes temas i es inutil intentar escribir música que supere a sua qualidade. Alguns dos meus standars favoritos sâo "Mack the knife", "New York, New York" "Girl from Ipanema" ou "Screwin´ and jumpin´blues".

compõe?

Por agora nada serio, mai estou a recibir aulas de composiçao i musicologia do un gran maestro e compositor de música contemporánea: Emilio Aragón.

a sua opinião sobre a importância de Eric Dolphy e Albert Ayler

Acho que os dois foran grandes influencias no jazz contemporáneo.

seus saxofonistas favoritos europeus e n-americanos?

John Coltrane, Richie Cole, Marion Brown, Evan Parker, Sidney Bechet, Nitchkkö Lûbk, ....

ganha muitos euros só a tocar jazz? é rico tanto quanto o seu grande valor merece?

Nâo, nâo ganho suficiente porque tenho muitos gastos, é por esso que tenho que tocar outras músicas ("cobla de dolçainas y grallas de la marina alta", "banda de cornetas y tambores "la transparente") i dou aulas en algunas escolas para meninos.

o swing ensina-se? e o jazz?

Nâo, é impossibbel de ensinar, por essa raçao o melhor é ir embora a vivir a os Estados Unidos por um tempo, ou intentar viver aquí da forma dramática en que os grandes de essa música vivieron para conseguir a inspiraçao necessaria.

toca todos as noites/dias? estuda pratica todos os dias/noites?

Practico sempre que posso ainda que paso muito tempo con a gimnastica.

é um músico feliz? se não é que lhe falta para o ser?

Sou feliç ainda que a felicidade es sempre un estado inconcluso "per se" , nâo es vinculante al estado racional de la pessoa i por tanto es fruto da subjectividade do punto de vista, uma opçao explícita e inmanente.


José Duarte
 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos