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escritos e entrevistas > lista de entrevistas > ver entrevista
Paulo Bandeira
25-09-2004 00:00
 
como chegou e quando chegou ao jazz? Quando em 1985/86 tocava na orquestra sinfónica juvenil comecei a frequentar o HCP integrado num grupo de colegas onde se incluía o Jorge Reis. Andei uns tempos só como ouvinte, dois ou três anos depois comecei a ter umas aulas com o André Sousa Machado, mas tive que abandonar, derivado à minha actividade na música clássica. A partir dessa altura comecei a ser um ouvinte mais atento. tocou, toca ou tocará rock? Toquei quando era miúdo, em Aveiro. Nunca mais toquei, quanto ao futuro não sei... como encara o panorama dos bateristas portugueses de jazz? bons? algum ou alguns destacar? É excelente. Sim, temos excelentes bateristas. Todos na foto que jazzportug@l de si possui (obrigado!) que comentários tem a fazer à posição da sua mão esquerda?... Não é a técnica com que toco a maior parte do tempo, mas por algum som específico aconteceu. Mas tenho que esclarecer que esta técnica ou a outra (baqueta da mão esquerda atravessada) são completamente correctas. Qualquer uma delas têm uma base de aprendizagem, mas com a evolução torna-se pessoal. a inevitável: seus bateristas estrangeiros favoritos quais são? Tenho muitos. Mas posso destacar alguns: Al Foster, Elvin Jones, Max Roach, Art Blakei, Bill Stewart, Jeff Ballard, Jorge Rossy, Brian Blade, etc. como define swing Uma forma de sentir... já tocou numa big band? que diferenças deve haver entre bateristas de combos e de big bands? Duas ou três vezes, mas a tocar percussão, o baterista era o André S. Machado isto foi hà muito tempo. Nos combos o baterista tem mais liberdade para poder explorar a criação, nas big bands o seu papel é mais de acompanhante. quem seria(m) o(s) músico(s) estrangeiro(s) com que mais gostaria de tocar? Se fosse vivo sem duvida alguma, Miles Davis, com o Brad Meldhau. Que é um pianista que aprecio bastante. um baterista é um acompanhante? Conforme o tipo de linguagem e formação que estiver integrado quanto custa uma bateria - mediamente equipada - em Portugal? O valor varia perante a marca e modelo mas com mil e quinhentos a dois mil Euros já se compra um bom kit. há música escrita para bateristas - para que serve tal escrita? A escrita para bateria tem exactamente a mesma função como a escrita para outro instrumento qualquer. Existem alguns sinais específicos e abrange mais a parte rítmica. como se aprende a rufar? Existe um exercício em que o objectivo é conseguir dois batimentos com um só movimento de mão alternando a esq: e a dir. A partir dai começar o ex. devagar, continuo e progressivamente mais rápido até atingir o rufo. o melhor solo gravado que conhece? Max Roach no tema 'JORDU' com Clifford Brown. descreva seu CD (temas, músicos, instrumentos, intenções) Estes temas faziam parte do reportório que o trio já tocava a algum tempo, tem um original do Carlos, tem também um tema do Sting outro do João Gil e tem também dois standards. Todos os arranjos foram feitos pelos três elementos. Os músicos são dois grandes amigos (irmãos), Carlos Azevedo no piano e o Nelson Cascais que durante anos fomos crescendo juntos e tocando em muitos clubes, bares, auditórios etc. A intenção é a de crescer e ficar um registo de uma formação que eu gosto bastante. a tocar tambores e pratos ganha para comer? comer bem Com muito esforço, dedicação e amor à música !!!

José Duarte
 
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