jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  escritos  ::  entrevistas  ::  trabalhos alunos UA  ::  e mail e fax  ::  riff  ::  Jazz de A a ZZ

escritos e entrevistas > lista de entrevistas > ver entrevista
Sofia Vitória
13-08-2013 00:00
 

José Duarte - vem de Setúbal onde nasceu sua musicalidade ou de seus pais e estudos?

Sofia Vitória -Na minha família não existe um único músico, mas sei que o meu pai cantava muito bem quando era novo. Ele era um ser bastante artístico e curioso, um autodidata: gostava muito de ouvir música, pintar, escrever e aprender novas línguas (como alemão ou russo), e estas coisas que eu apreendia à minha volta hão-de ter tido a sua influência. Desde muito cedo comecei a exprimir-me musicalmente, e foi isso que levou os meus pais a encaminhar-me aos seis anos para o coral infantil e aos sete para o conservatório, onde estudei piano.

JD - e o jazz quando surgiu em sua vida?

SV - Bem cedo, através dos discos do meu pai, onde o jazz existia na mesma proporção que todas as outras músicas que suscitavam o seu interesse. Nas minhas memórias de infância, a música surge sempre misturada: Ella Fitzgerald, Led Zeppelin, Amália, John Lee Hooker, Chico Buarque, Joy Division, Cesária Évora, Louis Armstron, Édith Piaf, Cannonball Adderley, José Afonso,  Miles Davis... Canto jazz a primeira vez com 22 anos, no sexteto de jazz e também na Big Band de Setúbal.   

JD - tem estudos jazz? de voz? de História Jazz?

SV - Actualmente estudo voz jazz na ESML.

JD - qual é sua profissão? porquê?

SV - A música. Mais do que uma escolha profissional, é uma opção de estar onde me sinto mais próxima de mim própria.

JD - tem cantado onde? clubes salas estrangeiro?

SV - Tenho tido a oportunidade de tocar com músicos extraordinários em muitos tipos de salas e em vários países, com condições mínimas e em condições muito boas. Em Portugal cantei um pouco por todo o país, desde as salas mais pequenas às salas maiores. Outros países onde tenho tocado são o Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Macau, Pais de Gales, Turquia. A imprevisibilidade do caminho que a música nos oferece é exactamente igual à imprevisibilidade da vida, e é isso que é fascinante.

JD - voz feminina jazz que a mais impressiona?

SV - Impressionam-me todas as vozes que carregam uma carga emocional densa e complexa e que denotam uma verdadeira experiência de si. Vozes que jamais morrerão, que continuarão a contar histórias marcantes muito após o seu desaparecimento. Creio que é isso que me toca quando ouço Bessie Smith, Ella Fizgerald, Billie Holiday ou Sarah Vaughan.

JD - e Amy Winehouse? ou Zaz? opiniões

SV - Extremamente talentosas.

JD - tem evoluído sua expressão e técnica? como?

SV - Hoje tenho uma maior consciência do que faço e como, mas não considero que isso seja sinónimo de evolução. Para mim expressão e técnica estão completamente interligadas e são indissociáveis do que somos, do nosso caminho, e das nossas próprias opções estéticas, porque as possibilidades são ilimitadas. Falar em evolução de ambas será falar da nossa própria evolução, isto é, de nos permitirmos a escutarmo-nos e a perdermo-nos as vezes que forem necessárias até um possível e desejado encontro com algo em que nos reconheçamos verdadeiramente.

JD - e scat utiliza? sabe? é capaz?

SV - Quero desenvolver, embora até agora tenha priorizado outros aspectos na música.

JD - aceita que a chamem cantora jazz? porquê?

SV - O jazz, em toda a sua amplitude, é a linguagem musical que mais me diz: sê absolutamente livre. E eu procuro, cada vez mais, essa absoluta liberdade.

JD - ouve fado? já ouviu Gisela João? opiniões

SV - Há no fado uma força muito grande, que vem da procura da maior conexão possível com a palavra, e eu sou muito sensível a essa procura. Gosto muito da Gisela João, assim como de vários novas (e menos novas) vozes do fado.

JD -quantos CDs já publicou? que repertório é o seu? português brasileiro norte-americano?

SV - Editei em 2012, em parceria com o pianista Luís Figueiredo, o meu primeiro CD: "Palavra de Mulher" (Numérica). Um disco composto exclusivamente por músicas de Chico Buarque, onde o fio condutor é a figura feminina - as suas várias personagens e as suas diferentes histórias. Os arranjos são do Luís e nele participam: João Moreira (trompete e flugelhorn), Guto Lucena (clarinete baixo), Mário Franco (contrabaixo), Joel Silva (bateria), Ricardo Toscano (sax alto), César Cardoso (sax tenor) e Luís Cunha (trombone) - um  privilégio. É cantado em português do Brasil, pois pretendemos preservar a genialidade dos jogos de palavras que estas canções contêm, e também porque a sua musicalidade e o universo que carregam dentro de si é muito específico e riquíssimo. Muito do prazer que obtenho com a música vem da exploração e da interpretação dos universos das canções, assim como da plasticidade que cada língua oferece.

JD - conhece o cantar de Helen Merrill de Cecile McLorin Salvant de Gambarini de Kurt Elling? opiniões

SV - Todos excelentes.

JD - já cantou para dançarem? para quê?

SV - Sempre. Música é movimento.

JD - cantar dá-lhe para viver?

SV - No que considero ser a verdadeira acepção do termo "viver", sim. "A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade".

JD - sua formação preferida? em duo trio com sopro?

SV - Não tenho, porque se é verdade que acontecem coisas diferentes consoante a formação, também é verdade que acontecem coisas muito diferentes consoante os músicos que a compõem, se estamos mais ou menos presentes nesse dia, ou uma série de outros factores - o que altera por completo a experiência. O que acontece musicalmente é sempre fruto de um colectivo.

JD - compõe? escreve prosas ou letras? gosta de cantar baladas ou standards n-a ou standards jazz?

SV - Gosto muito de escrever. Gravada está apenas uma canção com letra minha, no disco "Luís Figueiredo - Lado B" (Sintoma Records). Recentemente publiquei também um pequeno livro: "Dos dias - Um breve conto". Compor, creio que acabará por acontecer.

JD - como acha o público jazz português e o mini mundo jazz neste seu país?

SV - Parte é constituído também por músicos de jazz, e outra parte por pessoas que, à semelhança dos próprios músicos de jazz, são curiosas e se disponibilizam realmente para se entregar à descoberta e à experiência do novo. Porque é preciso abertura, paciência e generosidade para uma escuta atenta, profunda e genuína.

JD - tem tido apoio mediático? porquê?

SV - Tenho tido, sim, a felicidade de partilhar música com músicos verdadeiramente excepcionais, a quem estou grata, que me têm vindo a transmitir não apenas conhecimento, como - nalguns casos - uma enorme sabedoria. O silêncio tem apoio mediático?

JD - obrigado Sofia Vitória

SV - Obrigada, José Duarte. 

 

 

joseduarte@ua.pt

em 18 jul 2013 às 22hoo

 

 

 


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos