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José Pedro Coelho
24-12-2006 00:00
 

 

Com 19 anos de idade cronológica quando e como se começou a interessar pelo jazz?

Eu não sei quando me começei a interessar pelo jazz. Começei a ter aulas de saxofone com o Mário Santos aos nove anos e só sei que depois começei a gostar. E o jazz é um bichinho que depois de entrar em nós e se desenvolver nunca mais sai.

Ouviu, ouve muitos discos? de quem?

É extremamente importante que um músico ou um aspirante a músico ouça toneladas de música. Os discos são os livros e os manuais do músico. É com eles que ele forma as suas opiniões e mais importante do que isso, a sua maneira de tocar. A primeira coisa que eu faço quando acordo é ligar a aparelhagem e pôr música. Na minha discoteca coexistem nomes desde Coltrane, Sonny Rollins, Joe Henderson, Dexter Gordon a Jerry Bergonzi, Mark Turner, Chris Potter ou Joshua Redman, só para falar nos saxofonistas....

Principais influências?

Acho que a minha primeira influência foi o meu professor Mário Santos. Quando ia para as aulas adorava ouvi-lo tocar e só queria tocar como ele. Achava que ele tinha estilo :) Hoje em dia existem muitos músicos a tocar muito bem e a tocar diferentes tipos de jazz. É impossivel eu apontar com certeza um músico que seja a minha maior influência. O que eu deverei fazer é conciliar daquilo que ouço o que gosto e formar a minha própria voz....

Que espera do futuro como músico português de jazz?

Acho que nenhum músico foge à regra no que toca a ambições e sonhos. Qualquer um quer tocar nos grandes palcos à beira de grandes nomes, ou se possível como cabeça de cartaz :) para tocar boa música, e se possível a sua. Os meus sonhos também passam por isto e acho que o facto de ser português não me diminui em nada. Quando vejo por exemplo o Nuno Ferreira a tocar com o Perico Sambeat ou com o Rick Margitza só posso pensar positivo...

Toca na Orquestra de Matosinhos? Quais as vantagens?

Tocar na Orquestra de Matosinhos é muito gratificante para mim. Posso tocar boa música à beira de bons músicos. Tocar a música do Carlos Azevedo e do Pedro Guedes bem é um desafio para mim. Além disso fazemos concertos regularmente, o que só pode ser bom...

E os inconvenientes?

Às vezes os concertos são muito longe.

Tem tocado em combos, quartetos, quintetos?

Actualmente toco no 5teto Jacinta , 6tet Mário Barreiros, 4teto Zé Pedro. Ultimamente tenho também tocado com o Rodrigo Gonçalves. Contudo a minha actividade musical passa muito pelo curso de jazz da ESMAE onde os alunos se juntam e formam grupos para tocar...

Pensa gravar em breve?

Claro que eu, como qualquer músico, gostava de gravar, nomeadamente no âmbito de um grupo pequeno... quarteto, quinteto.... Agora para breve estava pensada a gravação do CD da Orquestra de Jazz de Matosinhos o que seria óptimo.

Qual é o repertório que acha ser o favorito para um jovem tenor?

Sinceramente não sei. Ainda ando à procura desse repertório para mim....

Toca soprano e/ou alto ou barítono? Tenor porquê?

Além de tenor toco também alto, embora no futuro gostasse de enveredar pelo tenor e soprano. Toco tenor porque acho que é um instrumento bastante completo ( pode ser grave e bastante agudo, como hoje em dia se constata). Além disso o tenor é um saxofone incrivelmente sexy!!!

O seu standard favorito para improvisação?

Não sei, talvez um que eu saiba bem. Talvez o 'In Your Own Sweet Way'

Que pensa do panorama do jazz neste país? Concertos, Clubes, Festivais

Eu penso que hoje em dia "está na moda ouvir jazz". Há cada vez mais concertos e festivais e isto é bom sinal. Além disso há muita gente a tocar como se pôde constatar na 2ª Festa do Jazz no S. Luis onde de todos os cantos do país surgiram inúmeros bons músicos. O cenário jazzístico em Portugal está a mudar também devido ao trabalho realizado por uma geração. No jazz cada geração de músicos fará com que a geração seguinte tenha o seu caminho mais facilitado...

Imagina que podia escolher os músicos jazz que quisesse para com eles gravar um disco. Quem escolheria? Valem portugueses e estrangeiros.

Os músicos que eu escolheria dependeriam do tipo de música que eu quisesse tocar, que é uma coisa que eu ainda não sei, mas acho que apontava para o Brian Blade (bat) James Genus (bss) Kurt Rosenwinkel (guit). Mas há tantos.... Não os posso chamar a todos?...

Que opinião tem sobre James Carter e sobre Lester Young?

Eu gosto muito do James Carter. É extremamente irónico na maneira como toca, penso que esta é a sua maneira natural de se expressar na música. Conhece toda a tradição e além disso toco os saxofones todos. Quanto à referência do Lestar Young acho que ele fez bem em trocar a bateria pelo saxofone se esse era o seu problema para arranjar miúdas...

Se mandasse muito que farias com o jazz neste país?

Não sei!... Acho que o convidava para ir beber um copo....


em 2004 por José Duarte
 
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