jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  escritos  ::  entrevistas  ::  trabalhos alunos UA  ::  e mail e fax  ::  riff  ::  Jazz de A a ZZ

escritos e entrevistas > lista de entrevistas > ver entrevista
Oscar Graça
15-12-2011 00:00
 

José Duarte - onde estudou Música?

Óscar Marcelino da Graça - Comecei por estudar música com o meu avô paterno e com uma professora particular de piano. Ingressei no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian aos dez anos tendo concluído o curso complementar de piano aos dezoito. Comecei a estudar jazz em 1996, primeiramente na Escola de Jazz do Porto com Paulo Gomes e depois na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal com Rodrigo Gonçalves. Em 2002 concluí a Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2005 frequentei dois semestres de piano no Berklee College Of Music.

JD - quais foram e são seus mestres em piano jazz?

OMG - Todos, mas nem todos pianistas e nem todos jazzmen. Os pianistas jazz que terei ouvido mais prolongadamente, em diferentes alturas, serão Thelonious Monk, Herbie Hancock, Bill Evans, Brad Mehldau, Ethan Iverson e Keith Jarrett.

JD - toca blues amiúde?

OMG - Tanto como qualquer outra forma. Já como linguagem, teria de responder - sempre

JD -  com 31 anos de idade é professor piano jazz onde?

OMG - Ensino na Escola Superior de Música de Lisboa, na Universidade de Évora, Escola de Jazz Luis Villas-Boas do Hot Clube de Portugal e na Riff - Escola de Música (Aveiro).

JD - acompanha muito vozes? quais?

OMG - Frequentemente, sim. Algumas das vozes que acompanho são Mariana Norton, Luísa Vieira, Paula Oliveira e Rita Maria.

JD - sua opinião sobre a discografia de Keith Jarrett fama exagerada? exclusiva há anos formação trio?

OMG - De forma alguma exagerada. É para mim um projecto paradigmático do trio de jazz com piano. Só posso estar grato pela sua existência. Os próprios projectos independentes do Keith Jarret têm também sempre trazido algo de novo ao panorama e são, normalmente, demonstrações inequívocas do seu poder criativo  e da sua originalidade conceptual.

JD - conhece algum pianista jazz português antes de Laginha e Sassetti?

OMG - Só estou consideravelmente familiarizado com a discografia de António Pinho Vargas, embora deva acrescentar que o primeiro pianista de jazz português que ouvi ao vivo foi João Paulo Esteves da Silva.

JD -  Pinho Vargas é um instrumentista jazz?

OMG - Nos seus primeiros discos em ensemble creio haver um claro e assumido pensamento jazzístico. Mas tenho de confessar que não sou admirador de etiquetas. Sei, por experiência própria, que é um excelente compositor, um notável professor, um óptimo pianista e um incansável pensador.

JD - sua discografia

OMG - Participei na gravação de "CLQ" de Carlos López (Free Code Jazz Records, 2007), "Last Minute Experience" de Carlos López (K Industria, 2009), "(...)" de Nuno Costa (TOAP, 2009), "Raça" de Paula Oliveira (Polydor, 2010) , "The Golden Fish" de Nelson Cascais (2011). O meu primeiro disco em trio será editado ainda este ano - "velox pondera" (TOAP/OJM, 2011).

JD - já tocou nos palcos da Casa da Música ou CCB ou Culturgest ou Gulbenkian?

OMG - Já toquei por três vezes na Sala 2 da Casa da Música e por duas no Grande Auditório da Gulbenkian. Nunca toquei quer nos palcos dos auditórios do CCB quer no da Culturgest.

JD - natural de Aveiro como aprecia actividade da Universidade de Aveiro na área de Música jazz?

OMG - Acredito que terá muito a dizer num futuro próximo, arriscaria mesmo a nível internacional. Tem investigadores de renome e extremamente capacitados para o fazer. A nível performativo, em geral, penso que falta dinamização ao binómio universidade-cidade.

JD - como define swing? é ainda necessário em jazz?

OMG - Fácil na teoria, acho terrivelmente difícil de definir na prática (o que me interessa mais). É um tesouro subtilmente escondido nem no X nem nos pontos óbvios onde se "acreditava" estar o ouro. E como tesouro que é, mantem-se secreto mas subjacente ao jazz e, arriscaria extrapolar, a toda a música.

JD - pratica em concerto Música escrita vulgo ( mal) ‘clássica'? quais compositores?

OMG - Ocasionalmente... Sempre que o faço sinto que o faço pouco.

JD - improvisa sempre a solo?

OMG - Excepto no caso óbvio, nunca improviso a solo... Mesmo que por vezes de forma não latente, tento sempre ir com os músicos, variando o nível de enfoque consoante as "regras do jogo".

 

JD - conhece o jazz de Andrew Hill e de John Lewis?

OMG - Não tão profundamente como acho que deveria, mas conheço razoavelmente bem os registos mais significativos. Apesar de ter ouvido os "clássicos" de Andrew Hill, tenho de confessar que analisei mais o John Lewis por via da presença de Milt Jackson nos MJQ - um dos projectos com que mais toquei tinha e tem vibrafone.

JD - considera jazz norte-americano como considera o europeu? porquê?

OMG - Assumindo o jazz como uma cultura não regional é-me impossível ouvir de forma diferente o jazz norte-americano e o europeu. Reconheço as características distintivas, até contrastantes, usufruindo o mais possível delas.

JD - quais os seus favoritos jazzmen portugueses? já com eles tocou?

OMG - Carlos Bica, André Sousa-Machado, Nuno Costa, Nelson Cascais, André Fernandes, Demian Cabaud, João Paulo Esteves da Silva, Bernardo Moreira, Mário Laginha, Marcos Cavaleiro e Bernanrdo Sassetti. Com excepção de Carlos Bica e dos pianistas que referi, já toquei com todos.

JD - sua opinião sobre o jazz nascido no final dos anos 50 o free? pratica free jazz?

OMG - Um passo comum a outras músicas, o aumento exponencial da liberdade improvisacional, assim como a exploração de novos parâmetros de dialéctica, tornou-se indispensável na formação de qualquer músico actual, na minha opinião. Pratico o free-jazz a espaços, com determinados projectos, mas nunca em toda a extensão dos concertos.

JD - constitua seu combo ideal com instrumentistas estrangeiros e/ou portugueses

OMG - Já que posso pedir: Billie Holliday, Kenny Wheeler, Charles Lloyd, Ben Monder, Thelonious Monk, Dave Holland, Jim Black.

JMD - obrigado Óscar Graça

 

 


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos