jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  escritos  ::  entrevistas  ::  trabalhos alunos UA  ::  e mail e fax  ::  riff  ::  Jazz de A a ZZ

escritos e entrevistas > riff > ver riff
5teto guitarrista Vitor Pereira em Lisboa no Hot em 11 e 12 deste 19º
09-01-2019
 

Press Release PT


Banda: Vitor Pereira Quintet Data de publicação: 5 de Dezembro 2018 Músicos:  Chris Williams - saxofone alto Alam Nathoo - saxofone tenor Mick Coady - contrabaixo Adam Teixeira - bateria Vitor Pereira - guitarra/composição Data de gravação: 8 de Junho 2018 nos Eastcote studios, Londres. Gravado, misturado e masterizado por Alex Killpartrick
  
Vitor Pereira Quintet “Somewhere in the middle” 

Somewhere in the middle” é o título do terceiro álbum de musica original deste quinteto de jazz contemporâneo. Este sintetiza uma ideia que naturalmente fluía desta música onde músicos e audiência se encontram num plano médio e simbiótico de mútua estimulação. A música é elaborada de forma consciente ou por vezes inconsciente de maneira a atingir diferentes picos emocionais que seduzem o ouvinte, seja através de melodias fortes, de hooks ou viragens inesperadas. Ao mesmo tempo oferece aos músicos bastante liberdade e excelentes plataformas para moldarem e “sujarem” a música como a sentirem no momento. Com uma variedade de influências que vão desde Vijay Iyer a Queens of the Stone Age, este álbum promete uma viagem variada e contrastante. A escolha dos músicos foi igualmente importante. Todos eles são bastante versáteis, com uma abordagem extremamente aberta e que naturalmente tomam liberdades e riscos quer no material escrito ou improvisado que são fundamentais para a elasticidade e coesão desta música.

Vitor Pereira nasceu no Porto, cidade onde estudou música e guitarra clássica e onde desenvolveu o gosto pelo Jazz. O seu interesse pelo Jazz levou-o a participar em vários seminários e aulas privadas com figuras do Jazz internacional como Pat Metheny, Jonathan Kreisberg, Gilad Hekselman ou Aaron Goldberg e a mudar-se para Londres após ser aceite pela Middlesex University em 2004 onde concluiu uma licenciatura em Jazz performance. Desde então a viver em Londres, tem sido um nome activo na cena Jazzística Inglesa, Portuguesa e Europeia colaborando com nomes como Asaf Sirkis, Marc Demuth, James Allsopp, Josh Arcoleo, Binker Goldings, etc… Como líder conta com uma carreira que se estende ao longo de vários anos, o seu quinteto publicou já três álbuns de musica original. Doors em 2011, New World em 2016 e o seu mais recente Somewhere in the Middle em 2018. Todos eles muito bem recebidos pela comunidade jazzística e media internacional proporcionando excelentes críticas, entrevistas, passagens pela rádio e inúmeras performances desde os mais obscuros clubes de jazz Londrinos até á abertura do festival PortaJazz no teatro Rivoli do Porto em 2016.

Lançamento do álbum em Portugal: 11 e 12 de Janeiro - Hot Clube de Lisboa

 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos