jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
Melo, Filipe

piano

Desde que foi detido e interrogado pela PJ por pirataria informática em 1992, Filipe optou por uma carreira na música.

Tornou-se então um pianista versátil que tem como principais influências o estilo de Oscar Peterson, Bobby Timmons e Mulgrew Miller. Iniciou a sua formação musical na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, estudando com João Maurilio, Carlo Morena e Rodrigo Gonçalves. Ao mesmo tempo, frequenta a Academia de Amadores de Música para estudar música clássica. Grava o primeiro album aos 17 anos, com a banda pop Los Tomatos.

Interrompe o curso de Comunicação Social no segundo ano devido à atribuição de uma bolsa para ingressar no Berklee College of Music em Boston. Ali teve como professores Joanne Brackeen, Ray e Kevin Mahogany, e em paralelo, frequenta aulas particulares e workshops com os pianistas Benny Green, James Williams e Monty Alexander.

Em 1998 participa numa workshop em Itália, onde é distinguido com o 'Outstanding Musicianship Award', sendo convidado a representar a escola no Umbria Winter Jazz Festival. Em Boston, actua no M.I.T. com a Berklee Concert Jazz Orquestra com Herb Pomeroy.

Em 2000 completa o curso de Piano e regressa a Portugal, surgindo a oportunidade de participar em diversos festivais de Jazz por Portugal. Em Agosto desse ano, forma o seu trio. O trio tem tocado em diversos locais como o Centro Cultural de Belém, Teatro Gil Vicente, Teatro Taborda, Hotclube, e auditórios e festivais de Jazz pelo resto do país.

Lecciona na escola de Jazz do Hotclube de Portugal, onde é coordenador do departamento de piano, e no Conservatório do Funchal.

Tem acompanhado músicos como Carlos do Carmo, Sinfonieta de Lisboa, Hal 'Cornbread' Singer, Darren Barrett, Stratos Vougas, irmãos Moreira, Carlos Barretto, Carlos Martins, Laurent Filipe, Jacinta, Lena D´àgua, Jesus Santandreu, etc; e feito arranjos de Big Band e quarteto de cordas para diversas formações.

Na área do cinema, acompanha Isabelle Huppert ao piano no filme "Deux" de Werner Schroeter, e grava um tema para a banda sonora do filme "Os Imortais" de António Pedro Vasconcelos. Compõe ainda banda sonora para o documentário "Entre Muros", da RTP. Em 2003 ganha o prémio "Músico Revelação" pelo site jazzportugal.net, e o prémio "Luiz Villas-Boas" da Câmara de Cascais.

Em 2001, foi co-director de campanha e webdesigner do famoso candidato à presidência Manuel J. Vieira, e criador do primeiro filme de mortos vivos português vencedor do FANTASPORTO 2004, MÉLIES D´OR, e de outros prémios internacionais - "I´ll see you in my dreams".

Foi realizador do mais recente teledisco do famoso grupo MOONSPELL e de um falso documentário.

Em 2005, foi convidado pelo FANTASPORTO para integrar o júri internacional no
concurso dos 25 anos do Festival, onde conheceu os seus ídolos Dario Argento, Guillermo del Toro e John Hurt.
Em Fevereiro deste ano gravou o seu primeiro disco em trio para a editora
CleanFeed/Trem Azul. Continua em tournée por todo o país como freelancer da cena jazzística e actualmente prepara a sua primeira longa metragem com Nicolau Breyner, João Didelet e Jeffrey Combs intitulada "As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy", em que
será realizador e argumentista.


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos