jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
 

músicos > lista de músicos
Agostinho, Vasco

guitarra e composição

VASCO AGOSTINHO

Guitarra e Composiç'ã'o

Nasceu em 1971 na Benedita.

Iniciou os seus estudos musicais em ó'rgã'o na sua terra natal com o professor Antó'nio Varela. Mais tarde estudou piano com a professora Dalila Vicente e guitarra com os professores Santiago Pinto e Antó'nio Bandeira. Começ'ou, ao mesmo tempo, a tocar profissionalmente em bares da regiã'o, inicialmente nos teclados e mais tarde na guitarra. Nesta altura foi convidado com frequê'ncia para gravar como freelancer num estú'dio local.

Em 1990 começ'ou a frequentar o Curso de Jazz da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, Luí's Villas-Boas, onde estudou com Má'rio Delgado, David Gausden e Pedro Madaleno, entre outros.

Ainda aluno de Má'rio Delgado, foi convidado por ele para o substituir em alguns concertos, iniciando assim a sua carreira como guitarrista de jazz. Em 1991, um ano apó's ter iniciado os seus estudos de jazz, foi convidado pela direcç'ã'o pedagó'gica da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal para leccionar a disciplina de guitarra, o que lhe permitiu mudar-se para Lisboa e começ'ar a frequentar diariamente vá'rios espaç'os com mú'sica ao vivo, entre os quais a cave do Hot Clube de Portugal. Aqui, em colaboraç'ã'o com o contrabaixista Pedro Gonç'alves, deu iní'cio à's Jam Sessions que trouxeram uma nova vida ao Clube e à' geraç'ã'o de mú'sicos que se seguiu.

Estudou com os mú'sicos Hal Galper, Reggie Workman, Red Mitchell, Jim Leff, Phil Markowitz, Armen Donelian, Bruce Barth e Ron Jackson, entre outros.

Tocou já' com os mú'sicos Albert Bover, Carlo Morena, Kevin Hays, Bernardo Sassetti, Chris Higgins, Ed Howard, Má'rio Franco, Carlos Barretto, Antó'nio Sanches, Alexandre Frazã'o, David Xirgu, André' S. Machado, Carlos Vieira, Aldo Caviglia, Nanã' S. Dias, Paul Young, Eduardo Santos, Chris Alexander, Laurent Filipe, Claus Nymark, Kiko, Dany Silva, entre outros.

Tem tocado em salas por todo o paí's, destacando-se as seguintes: Teatro Sã'o Luiz, Centro Cultural de Belé'm, Rivoli, Tivoli, Fó'rum Eugé'nio de Almeida e Teatro Faialense. Tem tocado també'm em diversos festivais de Jazz e em clubes de Jazz em Portugal e Espanha, destacando-se o Hot Clube de Portugal e o Jamboree, entre outros.

Foi já' especialmente elogiado pelos mú'sicos Kevin Hays, Bruce Barth, Reggie Workman, Javon Jackson, Lennie White e Barney Kessel, entre outros.

Paralelamente à' sua carreira como guitarrista e compositor, tem dedicado grande energia à' divulgaç'ã'o e ao ensino do jazz. Lecciona as disciplinas de Guitarra e de Combo na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal desde 1991, é' convidado como professor e director pedagó'gico para vá'rios cursos e workshops, mantendo um apoio constante a diversas iniciativas com interesse claro em tornar o Jazz mais acessí'vel ao pú'blico em geral.

Actualmente, para alé'm de participar como guitarrista e dirigir musicalmente vá'rios projectos musicais, lidera vá'rios grupos para os quais compõ'e e faz arranjos, dos quais se destacam o Quarteto de Vasco Agostinho com o saxofonista Jorge Reis, o baixista Hugo Antunes e o baterista Bruno Pedroso, o Trio de Vasco Agostinho, o Quinteto de Homenagem a Sarah Vaughan, e o projecto New Orleans Revisitado.

Vasco Agostinho lanç'ou em Març'o de 2006 o seu primeiro trabalho discográ'fico, Fresco, com o Quarteto de Vasco Agostinho, constituí'do por Jorge Reis (sax alto), Hugo Antunes (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria). Este disco teve uma excelente aceitaç'ã'o por parte da crí'tica: "'Este seu primeiro trabalho é' impressionante. A clareza do seu fraseado, as ideias e emoç'ã'o postas na mú'sica atestam um instrumentista de enorme potencial com uma capacidade de composiç'ã'o invejá'vel.(...) Uma grande estreia dum guitarrista cheio de arte, com uma lucidez musical que lembra Jim Hall."'(Raul Vaz Bernardo in "'Expresso"', 10 de Junho de 2006).

 '


 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos