jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  Clubes  ::  Concertos  ::  Festivais

agenda > festivais > ver festival
Festival de Jazz da Alta Estremadura 2006
Localidade:
Local: Leiria
Inicio: 29-09-2006 Fim: 08-10-2006



Festival de Jazz da Alta Estremadura 2006

 

Leiria / Marinha Grande

 

De 29 de Setembro a 8 de Outubro

 

*Tora Tora Big Band

Miguel Gonçalves (Brasil) 1º trompete

Johannes Krieger (Alemanha)  2º trompete/composição/arranjos

Guto Lucena (Brasil) sax alto, sax barítono,  Zé Maria (Portugal) sax alto

Lars Arens (Alemanha)1º trombone/composição/arranjo

Peter Wetherill (EUA) 2º trombone, Rui Gonçalves (Portugal) 3º trombone

Filipe Raposo (Portugal) teclados, Francesco Valente (Itália) baixo

David Rodrigues (Portugal) bateria

Hugo Menezes (Portugal) percussão,

 

André Pacheco “Júnior“ (Portugal) percussão

Leiria – Sexta, 29 de Setembro. 22h. – Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural

Doze músicos reúnem-se para formar uma orquestra de jazz e proporcionar uma vibração efusiva de energia e calor sonoro.  Os Tora Tora Big Band formaram-se em 2001 impulsionados pela vontade de dois alemães residentes em Portugal: Johannes Krieger (trompete) e Lars Arens (trombone). O seu propósito foi criar uma orquestra que tocasse música para dançar, recuperando o espírito das antigas Big Bands e simultaneamente acrescentando outros elementos e tendências sonoras como o Afro, o Arabic, o Latin ou o Funk. Este poderoso naipe de metais e secção rítmica que reúne músicos de seis nacionalidades, editou em Abril o álbum de estreia “TORA TORA”, um registo onde o jazz se deixa contagiar por ritmos de diferentes origens.

Doze músicos consagrados, reunidos numa consistente formação que cria uma paleta sonora abundante gerada pelo intercâmbio geográfico e cultural dos seus elementos. Adivinha-se um concerto de abertura, empolgante nesta edição do Festival de Jazz da Alta Estremadura!

www.toratorabigband.org

*Adam Rogers Quartet

 

Adam Rogers (guitarra) Ed Simon (piano) Scott Colley (contrabaixo) Clarence Penn (bateria)

Leiria - Sábado, 30 de Setembro. 22h.- Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural

O Adam Rogers Quartet será com certeza, um dos pontos altos deste evento. Constituído por músicos de excelência, representa uma das direcções mais credíveis do jazz actual e da guitarra jazz em particular. Considerado um dos melhores guitarristas da cena jazzistica de New York, Rogers colaborou em mais de uma centena de discos  como “sideman”, e só em 2002 gravou o seu primeiro disco como líder ; “The Art of Invisible”. “Allegory” é o trabalho posterior e “Apparitions” o mais recente . Todos eles disponíveis na etiqueta Criss-Cross.

Sobre os seus companheiros haveria muito que dizer: Edward Simon, Scott Colley (que já nos visitou na Marinha Grande, em trio, com Chris Potter e Bill Stewart) e Clarence Penn, são também eles dos mais requisitados músicos de jazz, norte-americanos. Um Quarteto de referência que irá trazer a Leiria, uma vez mais, um dos melhores concertos do ano. Assim esperamos! 

 www.crisscrossjazz.com/artist/

*Jeffery Davis Quarteto

 

Jeffery Davis (vibrafone; marimba) André Fernandes (guitarra) Nelson Cascais (contrabaixo)

Jorge Queijo (bateria)

Leiria - Quarta, 4 de Outubro. 22h.- Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural

Jeffery Davis nasceu no Canadá em 1981 e vive em Portugal desde 1985. Começou muito cedo os seus estudos musicais, iniciando-se desde logo na percussão. Frequentou a Escola Profissional de Música de Espinho, a Escola Superior de Música do Porto e integra o Drumming Grupo de Percussão  com o qual efectuou vários concertos na Europa. Em 2002 obtém o 1º prémio no “Concours International de Jazz” em Paris conquistando uma bolsa para frequentar um curso na Berklee College of Music nos EUA. Conclui o curso de jazz “Performance Vibraphone” e é considerado como o vibrafonista de topo na Berklee. Foi premiado com várias distinções como o “Most Active Mallet Player”, o “Gary Burton Scholarship”, o “Dean of Curriculum” e o “Outstanding Musicianship” atribuído pela International Association for Jazz Education.

 

Jeffery Davis é sem dúvida um caso especial no panorama musical português e particularmente como instrumentista, no vibrafone e marimba.

Este novo Quarteto teve estreia em  Julho deste ano e sairá brevemente em CD. Integra excelentes músicos nacionais e o repertório será composto por originais do próprio Jeffery.

 *Laurent Filipe "A Luz"

 

Laurent Filipe (trompete) Rodrigo Gonçalves (piano) Mário Delgado (guitarra)

Nelson Cascais (contrabaixo) Alexandre Frazão (bateria)

Leiria - Quarta, 4 de Outubro. 23h.- Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural

O trompetista Laurent Filipe tem uma carreira com mais de 20 anos de actividade. Como “sideman” Laurent colaborou com grandes nomes que vão desde Carla Bley, Tete Montoliu, Maceo Parker ao lendário baterista Walter Perkins. Os seus projectos musicais abrangem formações como o Duo com o pianista espanhol Pedro Sarmiento, a Orquestra Sons do Mundo, o Nino Rota Jazz Project ou a homenagem a Chet Baker. A sua rica personalidade musical denota influências de experiências multiculturais nas suas composições. O projecto “A Luz” , descrito por críticos como “uma colecção de composições originais com um excelente contorno harmónico e melódico,” reflecte uma iluminação interior desenvolvida ao longo de uma carreira já extensa. “Laurent apresenta-se em excelente forma neste seu regresso aos estúdios”e, neste caso, ao palco de Leiria. 

 

www.laurentfilipe.com/

*Bruno Santos  “TrioAngular”

Bruno Santos (guitarra) Bernardo Moreira (contrabaixo) Bruno Pedroso (bateria)

Leiria - Quinta, 5 de Outubro. 22h.- Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural

“TrioAngular” é o novo projecto do guitarrista  Bruno Santos.

Acompanhado por Bernardo Moreira em contrabaixo e Bruno Pedroso em bateria, o Trio apresenta uma sonoridade muito particular, permitindo uma frescura, leveza e constante interplay  entre os músicos.

 

Inspirado em formações como as de Keith Jarrett, Bill Evans ou Jim Hall, o grupo procura deixar fluir a música sem ideias ou formas pré-concebidas, permitindo que a própria forma se desenvolva como fruto da interacção entre os músicos. O repertório incide maioritariamente sobre originais de Bruno Santos.

 www.myspace.com/4tobrunosantos

* “GAIA”

Grégoire Maret (harmónica) Federico Gonzalez Peña (piano, teclados) Gene Lake (bateria)

Leiria - Quinta, 5 de Outubro. 23h.- Mercado de Sant’Ana – Centro Cultural

“Gaia” é um palavra originária da mitologia grega e foi popularizada como termo que pretende descrever o planeta Terra como “um organismo vivo”.

A música desta original formação (harmónica, teclados, bateria) será uma fantástica surpresa. O Trio funciona como um colectivo e a força da sua música é algo de contagiante.

Grégoire Maret é um extraordinário executante da harmónica jazz. Já foi premiado com o “ player of the year of rare instrument in jazz” pela Associação de Jornalistas de Jazz e “rising star miscellaneous instrument” pela revista Down Beat. Ilustram também a sua qualidade a estirpe de músicos com quem tocou e gravou: Pat Metheny (digressão em 2005), Max Roach, Marcus Miller, Cassandra Wilson, David Sanborn, Steve Coleman... entre muitos outros.

Federico Gonzalez Pena nasceu no Uruguai mas vive nos EUA desde 1984. É um pianista que para além do acústico, reparte os seus interesses pelo Fender Rhodes ou pela electrónica, como é evidente no projecto GAIA.

Gene Lake é um baterista com enorme  influência do Funk dos anos 70/80. Bateristas como Omar Hakim (Weather Report) ou Diamond (Ohio Players) são citados como influencias do seu estilo. Filho do lendário saxofonista Oliver Lake, Gene tem uma carreira profissional com mais de 10 anos ao longo dos quais tem tocado com grupos que vão do Rock, Jazz de fusão, ao Funk e ao R&B.  Joe Zawinul, Marcus Miller, Steve Coleman, Henry Threadgill são alguns dos músicos com quem colaborou.  Adivinha-se um concerto “potente” com um pouco (ou muito) destes ingredientes.

www.gregoiremaret.com

* Chris Cheek Quartet

Chris Cheek (sax tenor) Steve Cardenas (guitarra) Matt Pavolka (baixo elect.) Dan Rieser (bateria)

Marinha Grande - Sexta, 6 de Outubro. 22h.- Sport Operário Marinhense

Originário de St.Louis, Missouri, Chris Cheek começou a tocar saxofone aos 12 anos de idade.

Residente em New York desde 1992, Chris é hoje em dia um dos grandes saxofonistas do “jazz moderno”. Altamente competente em diversas linguagens musicais Chris Cheek, gravou mais de 60 albúns como “sideman”. Grupos como os do lendário baterista Paul Motion, a Liberation Music Orchestra de Charlie Haden, Brian Blade Fellowship, The Bloomdaddies... entre muitos outros, são disso exemplo.

 

Como líder gravou quatro CDs, o mais recente dos quais “Blues Cruise”, integra o pianista Brad Mehldau.

Enquanto continua intensamente envolvido em vários projectos musicais, Chris toca regularmente com a sua banda em vários Clubes e Festivais nos EUA e em todo o Mundo.

Este Quarteto integra também três músicos de primeiro plano da cena jazzística Norte –Americana:  Steve Cardenas (guitarra),  Dan Rieser (bateria) e Matt Pavolka (baixo eléctrico)... que já nos visitou em outra edição do Festival.

www.chrischeek.net/

*Jacinta Quinteto

Jacinta (voz) Jorge Reis (sax alto) Rui Caetano (piano) João Custódio (contrabaixo)

João Lencastre (bateria)

 

Marinha Grande - Sábado, 7 de Outubro. 22h.- Sport Operário Marinhense

Quando do lançamento do seu primeiro disco, Jacinta foi colocada de imediato entre as melhores cantoras
 de jazz do panorama nacional. 
Com "Daydream", Jacinta marcou pontos ao fazer-se acompanhar por reputados músicos internacionais liderados 
 por  
Greg Osby que também produziu o álbum. 
Este espectáculo na Marinha Grande insere-se no Festival de Jazz, mas também no âmbito de uma digressão nacional . Com ela estarão quatro musicos já nossos conhecidos que fazem parte do lote dos melhores executantes portugueses desta expressão musical.
Para quem aprecia a voz no jazz este será um concerto a não perder !

www.jacintaportugal.com

*OFJAE - Orquestra do Festival de Jazz da Alta Estremadura

convidada  Joana Rios (voz) . Direcção: Pedro Moreira

Marinha Grande - Domingo, 8 de Outubro. 18h.- Bienal das Artes Plásticas

 A Orquestra do Festival de Jazz da Alta Estremadura (OFJAE), à semelhança do trabalho iniciado nas anteriores edições do Festival, vai ser “construída” no âmbito de um estágio de formação dirigido pelo maestro Pedro Moreira.

A OFJAE será composta por jovens músicos, dos concelhos de Leiria e Marinha Grande, oriundos de bandas filarmónicas e escolas de música. Com um repertório dedicado à iniciação em interpretação da linguagem de Jazz, abrangerá todos os instrumentos e voz, e será dirigida a todos os níveis de experiência.

Para este concerto que é também o encerramento do Festival, foi convidada a cantora Joana Rios que na sequência natural da sua colaboração no workshop, será acompanhada pela Orquestra em alguns dos temas. Um encerramento que se pretende em festa e que continue a deixar sementes para que este projecto continue, cresça e possa desta forma contribuir para o enriquecimento musical da região.

Joana Rios iniciou os seus estudos musicais em 1993 na Academia de Amadores de Música, em Lisboa. Mais tarde passou pelo Conservatório Nacional e pela Escola de Jazz do Hot Clube. Actualmente, Joana Rios, com um disco de homenagem a Ella Fitzgerald gravado ao vivo e editado, está entre as nossas melhores cantoras de jazz.

 
 
 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos