jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  Clubes  ::  Concertos  ::  Festivais

agenda > festivais > ver festival
Lourosa Blues
Localidade:
Local:
Inicio: 11-07-2008 Fim: 19-07-2008



Lourosa Blues 2008

Blues nas Esplanadas

1º Festival de Blues de Lourosa

 Programa

Dia 11 de Julho (Sexta) – 22h00

 BLUESFONIA

Local: New Face Bus Esplanada – Largo da Feira

Dia 12 de Julho (Sábado) – 22h00

JOHN “BIG” BLUES

Local: Esplanada do Parque da Encosta D’Além

Dia 18 de Julho (Sexta) – 22h00

BUDDA “POWER” TRIO

Local: New Face Bus Esplanada – Largo da Feira

Dia 19 de Julho (Sábado) – 22h00

MINNEMANN BLUES BAND

Local: Esplanada do Parque da Encosta D’Além

Lourosa Blues 2008 é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Lourosa, com produção das Trovas Soltas e direcção artística de António Ferro.

Apresentação

A realização de um festival de Blues, é a lógica evolução de uma cidade que está a conquistar a passos largos um lugar cimeiro na cultura portuguesa.

A visibilidade cultural de Lourosa dos dias de hoje, faz esquecer quaisquer tímidas tentativas de um passado remoto e enuncia um futuro de arrojado incremento cultural junto dos cidadãos. Nesse sentido uma primeira edição deve estar recheada de motivos de mais valia para poder nascer e crescer forte, sem deixar espaço a dúvidas do seu elevado grau de qualidade e de acolhimento junto de um público fiel e interessado.

Lourosa Cidade

A origem da freguesia de Lourosa perde-se na noite dos tempos. Contudo, a tradição popular situa a sua origem no lugar do Boco, abaixo do Monte de Souto Redondo. Através de documentos existentes (1009, século XI), se infere que, Lourosa é anterior não só à formação e organização de Portugal, que ocorreu em 1128, com a batalha de S. Mamede, em que D. Afonso Henriques assume o governo do Condado Portucalense, mas, é ainda mais antiga. É anterior ao próprio Condado Portucalense, que é constituído em 1095/96.

Em 1155, encontramos já referida a aldeia de Lourosa e o lugar do Boco. Aldeia que foi elevada a Vila em 25/09/85 e elevada a cidade em 19/04/2001. Tem cerca de 6,3 km2 de área predominantemente urbana. É uma das freguesias do Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro. Confina a norte com as freguesias de Mozelos e Argoncilhe, a sul com a de S. João de Ver, a este com a de Fiães e a oeste com a de Lamas.

(In: http://agrupescolaslourosa.no.sapo.pt/lourosa.htm)

Minnemann Blues Band é uma banda arrebatadora pelo carisma do piano, da voz e da composição de Wolfram Minnemann, assim como pela excelência musical dos elementos que a compõe: Mano Zé (Rui Veloso), Rui Azul (Vítor Rua), António Mão de Ferro (GNR) e Rui Ferraz “Cenoura” (Rock e Vários)

John “Big” Blues é uma das melhores bandas de blues em Portugal. Tocam temas de B.B.King, Muddy Waters, Eric Clapton, etc…

Budda Blues são uma banda com uma extrema energia nas suas actuações ao vivo, interpretam temas de Jimi Hendrix, BB King, Stevie Wonder, Ray Charles, entre outros.

Bluesfonia é a mais recente banda de blues em Portugal, nascida em Paços de Brandão com elementos como Gustavo Brandão e Fernando Rocha (Numérica).

MINNEMANN BLUES BAND

Reunindo características ímpares em Portugal, a banda de Wolfram Minnemann pratica um estilo bem personalizado de Blues, resultante de um conjunto de vários factores: Os cunhos do boogie-woogie e honky-tonk do seu piano, aliados a uma invulgar expressividade vocal e uma rara, contagiante e bem-humorada capacidade comunicativa com a assistência. A mais valia da dupla de solistas de relevo, trazendo-nos por um lado o rhythm'n blues e toda a tradição do electric blues pela guitarra de António Mão de Ferro, e por outro, o jazz e o funkye bem característicos do saxofone tenor de Rui Azul. A pulsação da secção rítmica completa-se com a rigor e segurança discretos mas eficazes do baixo de ManuZé ligadas à divertida inventividade rítmica do drumset de Rui'Cenoura'Ferraz.

Da reunião destes factores resulta a garantia de uma festa de "Blues All Night Long".

 Wolfram Minnemann – Voz e Piano

Rui Azul - Saxofone

António Mão de Ferro - Guitarra

Mano Zé – Baixo

Rui Cenoura - Bateria

JOHN “BIG” BLUES

A banda John “Big” Blues foi formada em 2007, tendo como principal objectivo      a divulgação dos “Blues” nas suas mais variadas vertentes, situação que o panorama musical português, pouco tem contemplado.

Enquadrando na sua formação músicos provenientes de vários estilos e influências mas com o ponto comum do gosto pelas sonoridades simples e descomplexadas dos “Blues”, a banda tem recriado as suas próprias versões de grandes nomes do panorama mundial (B.B.King, Koko Taylor, Eric Clapton).

BIG JOHN BLUES BAND

 

João Fonseca - Voz

 

José Carlos - Guitarra

 

José Reis - Baixo eléctrico

 

Miguel Pardal - Bateria

 

A cumplicidade do público, que não tem deixado de marcar presença, aliada á versatilidade nas interpretações dá aos espectáculos o colorido e qualidade que caracterizam a grande força deste projecto.

BUDDA POWER TRIO (www.myspace.com/buddapowerblues)

Budda Power Trio é um power trio, marcadamente influenciado pela Band of Gypsys do lendário Jimi Hendrix. Não se trata de uma banda tributo à Band of Gypsys, mas a alma dessa banda está presente em todos os concertos de Budda Power Blues. Jimi Hendrix, BB King, Stevie Wonder, Ray Charles são alguns dos gurus deste trio. Muita energia, improvisação, blues e funk.

Budda - Voz e Guitarra

Tó Barbot     -  Voz e Baixo

Nico – Voz e Bateria

BLUESFONIA

Bluesfonia é um grupo musical que apresenta um repertório original de blues, bem como versões personalizadas de alguns standards desse universo. Uma das suas características, para além de uma forte presença vocal, é a contraposição de uma guitarra acústica, com cordas de nylon, a uma guitarra eléctrica com distorção. A secção rítmica apresenta-se bastante consistente, apoiada num baixo sem trastes, numa batida simples, que aqui e ali se desdobra e numa harmonia criativa que se divide entre piano acústico e teclados e guitarras.

Eduardo Rocha – Voz e harmónica.

Gustavo Brandão – Guitarra acústica, voz.

Paulo Barros – Guitarra eléctrica

Fernando Rocha - Piano, teclados.

Michael Maia  - Baixo eléctrico.

Paulo Gil – Bateria.

Contactos:

Rui Lima – 96.7228730                          

e-mail: ruilima3@hotmail.com

Adalberto Ribeiro – 91.9438979   

e-mail: adalberto.ribeiro@trovas-soltas.pt

António Ferro – 91.1904866                  

e-mail: antóniomferro@gmail.com

 
 
 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos