jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  Clubes  ::  Concertos  ::  Festivais

agenda > festivais > ver festival
Ciclo Hootenanny - Culturgest Lisboa
Localidade:
Local:
Inicio: 19-11-2016 Fim: 24-11-2016



           

A origem dos blues é difícil de traçar, como acontece com todas as músicas populares de tradição oral. Os registos documentais só se referem a uma fase avançada do seu crescimento.

Em todo o caso, há consenso entre os investigadores em afirmar que se trata de uma música criada por afro-americanos, escravos ou descendentes de escravos, oriundos da África Ocidental, em particular do povo Mandinga, que foram levados para o Sul dos Estados Unidos, junto ao Mississípi e à sua foz, para trabalhos agrícolas, como as grandes plantações de algodão.

Os blues, ainda que com raízes anteriores, desenvolveram-se no final do século XIX, já depois da abolição constitucional da escravatura nos EUA. A primeira partitura conhecida de uma canção que inclui a palavra blues no seu título data de 1908, uma composição de Antonio Maggio, I Got The Blues. O primeiro disco em que aparece um blues é de 1920, gravado pela cantora negra de variedades Mammie Smith, que nele interpretava temas de Parry Bradford, também afro-americano, entre os quais Crazy Blues.

Expandindo-se primeiro para a zona de Chicago, acompanhando o movimento migratório dos negros depois da Guerra Civil, os blues vieram a dispersar-se por todo o mundo e foram, ou continuam a ser, uma das principais influências da música popular norte-americana, através do jazz ou do rock and roll e, por essa via, de certa música europeia.

Apesar dessa expansão, os blues mantêm uma individualidade que se pode descrever através de uma análise musical, caracterizando os acordes predominantes, os ritmos, a escala, com as célebres "blue notes", os acordes, a estrutura melódica. O que não tem impedido a sua constante renovação.

Esta edição de Hootenanny, como as outras dedicadas aos blues, é mais uma demonstração de que esta forma não se circunscreveu aos descendentes dos escravos. Há muito tempo que é criada, interpretada, e muito bem, por brancos e por músicos de fora dos EUA, incluindo do nosso país.

Sábado 19 novembro 2016

Ana Popovic

Segunda 21 novembro 2016

Catfish Keith

Quarta 23 novembro 2016

Serushio

It is hard to trace the origin of the blues, but it is generally agreed that it was created by Afro-American slaves or their descendants, who worked on the plantations in the southern United States. Later it accompanied their migration to Chicago, spreading all over the world and, through jazz and rock and roll, having a major influence on American and European popular music. Yet the blues still maintains its individuality, with its famous "blue notes", chords and melodic structure. This edition of Hootenanny seeks to show how it has become a genre played by everyone, including the Portuguese.

© 2016 Culturgest

 
 
 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos