jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  Clubes  ::  Concertos  ::  Festivais

agenda > festivais > ver festival
13º Douro Jazz
Localidade:
Local:
Inicio: 17-09-2016 Fim: 08-10-2016



           

DOURO JAZZ | 2016

13.ª EDIÇÃO

 

www.dourojazz.com

 

O Festival Internacional Douro Jazz apresenta este ano a sua 13.ª edição com um cartaz de luxo e um programa ecléctico.

 

A abertura cabe a um «mestre absoluto» do jazz, o acordeonista francês Richard Galliano*, que nos apresenta o seu ‘New Musette’, e o encerramento está a cargo da nossa melhor grande formação neste género, a Orquestra Jazz de Matosinhos, com Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, como convidada.

 

Sérgio Carolino, um dos grandes tubistas mundiais, apresenta num concerto dois dos seus projectos: TUBAB e TUBAX. Para a sua participação no festival, Rodrigo Amado, um dos nossos maiores saxofonistas e improvisadores, convidou Chris Corsano (EUA), baterista na vanguarda da improvisação livre que já tocou com artistas tão diferentes como Evan Parker, Kim Gordon (Sonic Youth) ou Björk.

 

O piano tem dois protagonistas: Filipe Raposo, com a sua estilização da música tradicional portuguesa, e o alemão Alexander von Schlippenbach, figura de uma importância crucial nos meios do jazz e da música improvisada ao longo das últimas três décadas.

 

Numa outra abordagem ao jazz, encontramos o filme-concerto ‘Aurora’, música em directo de Nuno Costa e Óscar Graça para aquele clássico do cinema, e o espectáculo infantil ‘O jazz é fixe’, que introduz os mais novos de forma lúdica neste estilo universal.

 

Recorde-se que, desde a sua primeira edição em 2004, o Douro Jazz acolheu muitas dezenas de músicos e formações, contando com nomes internacionais de referência como Al Di Meola, Jean-Luc Ponty, Billy Cobham, Lee Konitz, Vicente Amigo ou Frank Gambale. Do panorama português, passaram pelo festival, entre muitos outros, Maria João, João Paulo Esteves da Silva, Júlio Resende, Mário Laginha, Sexteto Mário Barreiros, Carlos Bica, Carlos Barretto, Filipe Melo e Bruno Santos, João Hasselberg, Desidério Lázaro e Ensemble Super Moderne.

 

 

* O concerto de Richard Galliano é agendado numa parceria entre o Município de Vila Real e a Associação Douro Generation, no âmbito também do Douro Vintage Fest.

 

TEATRO DE VILA REAL - Bilheteira
Horário: 14h00–22h00 (todos os dias)
Alameda de Grasse | 5000-703 Vila Real | PORTUGAL
Tel: 259 320 000 | Fax: 259 320 009
E-mail: bilheteira@teatrodevilareal.com
Web: www.teatrodevilareal.com/

Facebook: www.facebook.com/teatrovilareal

 


 

 

 

 

 

 
 
 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos