De 7 a 16 de novembro, o jazz impera no berço de Portugal com a presença de protagonistas como Charles Lloyd, Eric Harland, Joe Lovano, Antonio Sánchez, Vijay Iyer, Craig Taborn, Lina Nyberg, Rudy Royston e Andrew Rathbun Entre passado e futuro, o presente do jazz acontece em Guimarães Em 2019, e já na sua 28ª edição, o Guimarães Jazz cumpre mais uma etapa de um percurso de quase três décadas de divulgação do jazz de todas as épocas e de todos os estilos, sem outro critério senão a integridade e a qualidade da música e dos músicos que nele se apresentam. O programa desta edição denota, tal como habitualmente, um grande equilíbrio nas suas escolhas, numa tentativa de alcançar o máximo de amplitude possível na representação das diferentes gerações e estilos que marcam o jazz do presente. Entre os protagonistas que percorrem os palcos do Guimarães Jazz 2019 ao longo dos seus 13 concertos, de 7 a 16 de novembro, encontram-se nomes como os de Charles Lloyd, Eric Harland, Joe Lovano, Antonio Sánchez, Vijay Iyer, Craig Taborn, Lina Nyberg, Rudy Royston e Andrew Rathbun. Os bilhetes para os concertos e a assinatura do festival já se encontram disponíveis. Se é verdade que o tempo confere ao festival uma dimensão de projeto, implicando necessariamente que ele se construa numa história individual e coletiva, é igualmente importante realçar que o Guimarães Jazz, tal como o género musical a que ele é dedicado, privilegia o momento presente, como se não existisse nem memória nem pré-condicionamento. Nesse sentido, todos os anos o festival é imaginado num quadro que é, atualmente, marcado pela extrema instabilidade das múltiplas circunstâncias externas que o determinam, sendo por isso sustentado em escolhas que, tal como na criação e na improvisação musical, constituem o resultado de um pensamento materializado numa prática à qual se tem de dar resposta em tempo real. Perante ocaso da segunda década do século XXI, caraterizada por significativas transformações ocorridas no parque humano global que tornam incerto o futuro da arte e da sociedade, o programa do Guimarães Jazz propõe, portanto, uma visão baseada não em passadismos inconsequentes, nem em futurismos estéreis e já ultrapassados, mas na estrita pulsação do presente, convocando assim o público para uma experiência que se pretende menos especulativa, e logo mais distanciada e contida, da música contemporânea. O programa desta edição denota, tal como habitualmente, um grande equilíbrio nas suas escolhas, numa tentativa de alcançar o máximo de amplitude possível na representação das diferentes gerações e estilos que marcam o jazz do presente. É, no entanto, impossível não começar por destacar aquele que será o protagonista do concerto inaugural – o superlativo saxofonista Charles Lloyd (7 novembro), um dos grandes músicos vivos do século XX e em pleno fulgor criativo, o qual regressará ao Guimarães Jazz com um quinteto de músicos notáveis, entre eles o baterista Eric Harland. Além de Lloyd, a outra figura de maior perfil desta edição será Joe Lovano (13 novembro), outro saxofonista incontornável do jazz contemporâneo que atuará com o seu mais recente, e surpreendente, trio, ao lado da notável pianista Marilyn Crispell (dezassete anos depois da sua primeira presença em Guimarães) e do percussionista Carmen Castaldi, o qual expressa uma dimensão mais livre, pessoal e intimista da música de Lovano. A par destes dois grandes nomes da constelação mundial do jazz – essenciais à programação do festival, uma vez que representam o expoente máximo de uma das mais importantes tradições da música moderna –, o programa da 28ª edição do Guimarães Jazz apresenta essencialmente três notas distintivas. A primeira diz respeito à grande predominância de bateristas no alinhamento. Além do já mencionado Eric Harland, que apesar de surgir como sideman de Charles Lloyd, é hoje incontestavelmente um dos mais notáveis bateristas do presente, esta edição contará também com a presença do histórico baterista holandês Han Bennink, que se apresentará com aquela que é hoje uma instituição do jazz europeu – a ICP Orchestra (11 novembro) –, e de dois dos representantes de uma geração de instrumentistas num momento de plena afirmação do jazz norte-americano: os também compositores Rudy Royston (15 novembro) e Antonio Sánchez (8 novembro), notabilizado recentemente pela banda-sonora do filme Birdman. O segundo traço distintivo desta edição diz respeito à prevalência de músicos nascidos na década de 70 do século XX, sinal claro de um movimento de afirmação desta geração no tempo histórico presente do jazz. Rudy Royston e Antonio Sánchez são dois desses exemplos mas, em 2019, no Guimarães Jazz atuarão também os pianistas Vijay Iyer e Craig Taborn (9 novembro), talvez dois dos mais talentosos e reconhecidos músicos da atualidade, o compositor Andrew Rathbun (16 novembro), representante de uma vertente mais orquestral do jazz que apresentará as suas Atwood Suites, inspiradas na poesia da prestigiada escritora Margaret Atwood (cuja obra tem recentemente conhecido grande visibilidade graças, em grande medida, à série televisiva The Handmaid’s Tale), e, finalmente, o saxofonista de Chicago Geof Bradfield, que atuará com a sua banda em formato quinteto (16 novembro) e, na companhia do mesmo conjunto de artistas, dirigirá os jovens músicos da Big Band e do Ensemble de Cordas da ESMAE (10 novembro), naquele que é um dos projetos-âncora da vertente formativa do festival, e conduzirá as jam sessions e as oficinas de jazz. Em terceiro lugar, mas não menos importante, é importante realçar que o Guimarães Jazz continua a alargar os seus horizontes para músicas exteriores ao jazz, bem como para latitudes geográficas distantes do solo nativo norte-americano. No primeiro caso, além da presença da histórica ICP Orchestra, representante da vanguarda do jazz holandês das décadas de 60 e 70 do século passado, cumpre também chamar a atenção para a vocalista e compositora sueca Lina Nyberg (14 novembro), que interpretará, acompanhada pela Orquestra de Guimarães, o último capítulo de uma trilogia musical que é também um comovente, extraordinariamente criativo e politicamente pertinente manifesto em defesa da natureza. No âmbito dos concertos de menor perfil, destaque também para a atuação do trio do pianista francês Stéphan Oliva (9 novembro), que contará com a participação do grande baterista, mais um, norte-americano Tom Rainey. Finalmente, em 2019, o Guimarães Jazz inicia também uma nova parceria, desta vez com o coletivo de músicos e construtores musicais Sonoscopia (12 novembro), que propõe um projeto, a banda luso-germânica Ikizukuri, que usa o jazz não como linguagem, mas como atitude artística. A significativa presença de músicos portugueses, tanto profissionais como amadores no mais positivo sentido do termo, materializada também nas parcerias já estabelecidas e consolidadas com a Porta-Jazz (10 novembro), a ESMAE e a Orquestra de Guimarães, é, de resto, a última mas não a menos importante das notas a destacar desta edição do festival, mais uma etapa exploratória de um trajeto singular de divulgação do jazz em todas as suas dimensões. Os bilhetes para os concertos do Guimarães Jazz 2019 já se encontram à venda por um custo entre 5,00 e 15,00 euros, bem como a assinatura do festival pelo valor de 90,00 euros, podendo ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Casa da Memória de Guimarães e da Loja Oficina, bem como nas lojas Fnac, Worten e El Corte Inglês, e na internet em oficina.bol.pt e www.ccvf.pt, onde pode ser consultada toda a programação do evento. PROGRAMA GUIMARÃES JAZZ 2019 Quinta 7 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 Charles Lloyd Kindred Spirits 15,00 eur / 12,50 eur c/d Sexta 8 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 Antonio Sánchez and Migration 15,00 eur / 12,50 eur c/d Sábado 9 novembro CCVF / Pequeno Auditório / 17h00 Trio Oliva/Boisseau/Rainey Orbit 7,50 eur / 5,00 eur c/d Sábado 9 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 Vijay Iyer and Craig Taborn The Transitory Poems 15,00 eur / 12,50 eur c/d Domingo 10 novembro CCVF / Grande Auditório / 17h00 Big Band e Ensemble de Cordas ESMAE dirigida por Geof Bradfield Entrada gratuita, até ao limite da lotação da sala. Levantamento dos convites, no dia do concerto, até ao limite de 2 bilhetes por pessoa. Domingo 10 novembro CIAJG / Black Box / 21h30 Miguel Moreira, Lucien Dubuis, Mário Costa, Rui Rodrigues, Valter Fernandes Porta-Jazz / Guimarães Jazz 7,50 eur / 5,00 eur c/d Segunda 11 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 ICP Orchestra 7,50 eur / 5,00 eur c/d Terça 12 novembro CCVF / Pequeno Auditório / 21h30 Gustavo Costa, Julius Gabriel, Gonçalo Almeida Sonoscopia / Guimarães Jazz 7,50 eur / 5,00 eur c/d Quarta 13 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 Joe Lovano Tapestry Trio com Marilyn Crispell e Carmen Castaldi 15,00 eur / 12,50 eur c/d Quinta 14 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 Lina Nyberg Quintet e Orquestra de Guimarães Terrestrial 7,50 eur / 5,00 eur c/d Sexta 15 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 Rudy Royston Flatbed Buggy 15,00 eur / 12,50 eur c/d Sábado 16 novembro CCVF / Pequeno Auditório / 17h00 Geof Bradfield Quintet 7,50 eur / 5,00 eur c/d Sábado 16 novembro CCVF / Grande Auditório / 21h30 Andrew Rathbun Large Ensemble The Atwood Suites 15,00 eur / 12,50 eur c/d
John O'Gallagher saxofone soprano, saxofone alto Tara Davidson saxofone alto, flauta, clarinete Quinsin Nachoff saxofone tenor, clarinete Geof Bradfield saxofone tenor, clarinete Hristo Goleminov saxofone barítono, clarinete baixo Luís Macedo trompete Ricardo Formoso trompete Scott Cowan trompete Russ Johnson trompete Mike Fahie trombone William Carn trombone Gonçalo Dias trombone Andreia Santos trombone Aubrey Johnson voz Ricardo Pinheiro guitarra Jeremy Siskind piano Clarke Sommers baixo Martijn Vink bateria Tim Hagans solista, trompete Andrew Rathbun composição, direção, saxofone soprano ATIVIDADES PARALELAS Segunda 4 a Sábado 16 novembro Vários locais da cidade Animações Musicais Quinta 7 a Sábado 9 novembro CCVF / Café Concerto / 24h00-02h00 Jam Sessions Geof Bradfield Quintet 3,00 eur Entrada gratuita para quem possuir bilhete do concerto do Grande Auditório, desse dia. Segunda 11 a Sexta 15 novembro CCVF / 14h30-17h30 Oficinas de Jazz Geof Bradfield, Russ Johnson, Scott Hesse, Clark Sommers, Dana Hall Inscrições brevemente Quinta 14 a Sábado 16 novembro Convívio Associação Cultural / 24h00-02h00 Jam Sessions Geof Bradfield Quintet 3,00 eur Entrada gratuita para quem possuir bilhete do concerto do Grande Auditório, desse dia. ASSINATURA DO FESTIVAL 90,00 eur (acesso a todos os concertos) Fotos alusivas aos concertos do Guimarães Jazz 2019 podem ser descarregadas através deste link. Pedidos de acreditação, reportagem e entrevista devem ser dirigidos a Bruno Barreto. Obrigado pela divulgação, Bruno Borges Barreto Assessoria de Imprensa A Oficina Tlf. 253424700 Tlm. 915191218 |