jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  Clubes  ::  Concertos  ::  Festivais

agenda > festivais > ver festival
Coimbra - Summertime
Localidade:
Local:
Inicio: 04-08-2018 Fim: 28-08-2018



           

SUMMERTIME*

50 anos depois de Maio de 68, recordam-se palavras de ordem, como esta: “Le rêve est réalité”. Na verdade, em 2017 foi lançado à Direcção Regional da Cultura do Centro o desafio de acolher o projecto “Summertime”, no espaço exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. É pois com orgulho e satisfação que vemos acontecer a 2ª edição, neste ano de 2018, apresentando de novo valores seguros do jazz que fala português. Associando-nos à celebração dos 70 anos do Hot Clube de Portugal, convidámos esta incontornável instituição a abrir o ciclo de concertos, circunstância esta que nos deixa muito felizes. Prosseguimos com mais três propostas, diferentes entre si mas com a nota comum de versatilidade e qualidade artísticas, protagonizadas por prestigiados nomes do jazz que se faz em Portugal mas igualmente aplaudidas e reconhecidas fora de portas.

Numa parceria com o Fila K Cineclube, teremos um ciclo de cinema e a oportunidade de conhecer (ou rever) quatro filmes, que são quatro escolhas cinematográficas neste querido mês de Agosto, com o jazz como principal protagonista

Tudo boas razões para nos fazer companhia e viver “Summertime”, o sonho que é (hoje) realidade.

*Projecto da autoria de Margarida Mendes Silva

Produção: Direcção Regional da Cultura do Centro

 

 

MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA

SÁBADOS | 19H00

CONCERTOS DE JAZZ

 

DIA 4 TRIO DO HOT CLUBE DE PORTUGAL

Trio do Hot Clube é uma formação que integra três músicos ligados ao Hot Clube, professores na Escola Luiz Villas-Boas e membros da OJHCP. Nas celebrações dos seus 70 anos o Hot Clube decidiu mostrar o seu trabalho e levar o Jazz a outros públicos.

O Trio apresentará um repertório que cruza tradição com modernidade, conjugando standards do cancioneiro norte-americano com algumas composições dos músicos que o integram.

 

César Cardoso: Saxofone / Francisco Brito: Contrabaixo / Pedro Felgar: Bateria

 

 

DIA 11 ANDRÉ FERNANDES . CENTAURI

No panorama do jazz português, André Fernandes é um exímio instrumentista e dotadíssimo compositor, tendo já tocado com uma miríade de enormes jazzmen nacionais e estrangeiros que lhe elogiam a originalidade (Lee Konitz, Mário Laginha, Maria João, Bernardo Sassetti, David Binney entre outros), a vitalidade e a versatilidade artística. Incansável obreiro do jazz local - não apenas como músico, mas também como mentor da editora Tone Of A Pitch, André Fernandes tem um novo grupo, “Centauri”, reunindo Fernandes a dois dos mais talentosos e jovens saxofonistas portugueses, José Pedro Coelho e João Mortágua, e a uma das mais jovens e requisitadas secções rítmicas nacionais em Francisco Brito e João Pereira.

“A música que escrevi para o grupo Centauri (o apelido das estrelas Alpha e Proxima) é despida de algemas. Mistura o escrito com o instinto, o doce com o aleatório, e não responde a perguntas que a prendam a palavras inventadas com o propósito de nos fazer sentir conhecedores da sua natureza. Perguntas que eu próprio não faço e cuja resposta não quero saber. Como o universo, em todo o seu esplendor que desconhecemos, mas que nos move todos os dias e nos faz acreditar em magia que um dia será conhecimento”.

André Fernandes.

André Fernandes: Guitarra e Composição / José Pedro Coelho: Saxofone Tenor e Soprano / João Mortágua: Saxofone Alto e Soprano /Francisco Brito: Contrabaixo

João Pereira: Bateria

https://www.youtube.com/user/fernandesvideobox/playlists

 

 

DIA 18 TRIO PAULO BANDEIRA

Projecto liderado pelo baterista Paulo Bandeira, com João Paulo Esteves da Silva no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo, que abraça de forma mais clara a estética Europeia do Jazz e particularmente do Jazz Ibérico, com todos os seus universos melódicos, harmónicos e rítmicos tão ricos e diversificados que se revelam em temas originais, tanto do líder do trio como dos seus restantes elementos, assim como em alguns temas de outros compositores.

Paulo Bandeira: Bateria / Bernardo Moreira: Contrabaixo / João Paulo Esteves da Silva: Piano

https://www.youtube.com/watch?v=MAp7mQJnxw4

 

DIA 25 FILIPE RAPOSO

"Toda a viagem é um regresso ao ponto de partida para partir de novo entre a água e o vento." António Ramos Rosa

 

Inquiétude resulta dos dois anos que Filipe Raposo passou em Estocolmo.  Da sua residência como compositor e músico mas também como ser humano, da aprendizagem que advém da adaptação a uma nova realidade, a uma nova luz e silêncio. Do desassossego da criação nasceu o primeiro gesto e dele, o som. Das paisagens que se confundem entre o norte brumoso de dias brancos e noites eternas, e o sul quente do atlântico nasceu um diálogo que se reflete nas composições que são fruto da busca de novos caminhos de composição e expressão. Fica o disco como resultado da descoberta, convite para ouvir Inquiétude e partilhar a viagem entre Norte e o Sul, entre o branco e o ocre, entre o silêncio e a escolha de o interromper. E no fim renova-se o convite para regressar ao princípio, partindo a cada vez como se fosse a primeira.

 

https://www.youtube.com/watch?v=FkRoWkAJYcY

Filipe Raposo nasceu em Lisboa em 1979. É pianista, compositor e orquestrador.
Iniciou os seus estudos pianísticos no Conservatório Nacional de Lisboa. Tem o mestrado em Piano Jazz Performance pelo Royal College of Music (Stockholm) e foi bolseiro da Royal Music Academy of Stockholm. É licenciado em Composição pela Escola Superior

de Música de Lisboa.

Tem colaborações em concerto e em disco com alguns dos principais nomes da música portuguesa. Enquanto orquestrador e pianista tem colaborado com inúmeras orquestras europeias. Em 2013 participou na exposição Fashion Innovation 3 – Nobel Museum Stockholm – com a composição “I have in me all the dreams of the world” para o prémio Nobel da Física. Desde 2004 que colabora com a Cinemateca Portuguesa como pianista residente. Como compositor, tem colaborado com Teatro e Cinema. Como pianista e em nome próprio, tem-se apresentado em inúmeros festivais de Jazz europeus.
Em nome próprio editou 3 discos: – First Falls (2011) – Prémio artista revelação Fundação Amália; – A Hundred Silent Ways (2013) – Disco a Solo; – Inquiétude (2015).

 

 

 

 

 

MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA

TERÇAS | 21H40

 

Ciclo CINEMA E JAZZ

 

7 Agosto

"O Homem do Braço de Ouro" (1955) Otto Preminger

 

14 Agosto

"Fim-de-Semana no Ascensor" (1958) Louis Malle

 

21 Agosto

"Sombras" (1959) John Cassavetes

 

28 Agosto

"Vencidos pela Lei" (1986) Jim Jarmusch

Organização: Fila K Cineclube

 

 

 
 
 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos