jazzportugal.ua.pt
HOME CONTACTOS BUSCA SUBSCRIÇÃO
 
agenda
media
escritos e entrevistas
músicos
jazzlinks
  escritos  ::  entrevistas  ::  trabalhos alunos UA  ::  e mail e fax  ::  riff  ::  Jazz de A a ZZ

escritos e entrevistas > e mail e fax > ver mensagem
De: 
Para: 
Assunto: Alguns apontamentos sobre Bill Evans
01-06-2006
 

BILL EVANS (William John Evans) nasceu em Plainfield, New Jersey, em 16 de Agosto de 1929. Os pais quiseram que ele aprendesse música e mais do que um instrumento. Assim, começou a estudar piano aos seis, um ano mais tarde violino e flauta aos treze anos. No entanto, é como pianista e compositor que deixa marca na história da música. O seu primeiro treino musical terá sido na igreja Ortodoxa Russa que a Mãe frequentava. E a sua primeira influência terá sido o seu irmão Harry, dois anos mais velho e que foi o primeiro na família a ter lições de piano. Em 1945 lidera um grupo com o irmão e com Don Elliott. Mais tarde frequenta o Southeastren Louisiana College em Hammond, Louisiana, onde descobre o trabalho de alguns pianistas, como Horace Silver, Bud Powel, Nat King Cole, Lennie Tristano e que se tornaram uma grande influência. Durante parte deste tempo toca em trio com o guitarrista Mundell Lowe e com o baixista Red Mitchell. Termina o B.F.A. em 1950 com 20 anos. Hoje esta escola chama-se Southeastren Louisiana University e mantém um arquivo dedicado a Bill Evans, contendo uma colecção de materiais e relatos sobre a sua vida e trabalho. Depois de terminados estes estudos toca com Herbie Fields durante aproximadamente seis meses. Entre 1951 e 1954 cumpre serviço militar no exército, onde mantém a sua ligação à música tocando flauta numa banda. Terminado este tempo, decide prosseguir uma carreira no jazz e muda-se para New York, onde estuda no Mannes College of Music. Toca na banda do clarinetista Jerry Wald e do saxofonista Tony Scott e torna-se conhecido como um músico excepcional. A sua primeira gravação a nível profissional foi com Lucy Reed em 1955 (Lucy Reed, voz; Bill Evans, piano; Howard Collins, guitarra; Bob Carter, contrabaixo; Sol Gubin, bateria). Depois toca no sexteto de George Russell com quem chega também a gravar. No entanto, o seu álbum de estreia com um trio próprio acontece em 1956. Neste ano Mundell Lowe telefona a Orrin Keepnews e Bill Grauer da Riverside e convence-os a ouvir uma gravação de Bill Evans pelo telefone. Mas este insólito episódio foi o suficiente para ficarem convencidos de que tinham que gravar aquele pianista. E assim foi. Bill Evans escolhe Paul Motian, o seu baterista com Tony Scott, e Teddy Kotick, um excelente jovem contrabaixista que já tinha trabalhado com Charlie Parker e Stan Getz. Gravam 11 peças num só dia, a 27 de Setembro de 1956, das quais 4 são originais de Bill Evans: Five; Conceptions; No Cover, No Minimum; e Waltz for Debbie. O álbum tem o título New Jazz Conceptions e foi muito elogiado pela crítica, no entanto, só vendeu 800 cópias no primeiro ano.

ver trabalho completo (ficheiro PDF)

João Rosas
 
  Escritos e entrevistas  
 
   
Festivais  
 
   
Universidade de Aveiro
© 2006 UA | Desenvolvido por CEMED
 VEJA TAMBÉM... 
 José Duarte - Dados Biográficos